Michael Campos

Como escolher o melhor influenciador digital para seu negócio

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A presença de um influenciador digital torna-se cada vez mais relevante quando se pensa no plano de comunicação de uma marca, por se tratar de um profissional que representa grande valor não só para as empresas, como também para o público.

    Na verdade, é justamente por causa do reconhecimento que esse público recebe por parte do público geral que as empresas passaram a dar um maior valor para esse tipo de profissional da comunicação, buscando se aproximar de um público em comum.

    Até porque o processo de conquista de interesse do consumidor através da internet torna-se algo cada vez mais difícil de conseguir, por causa da alta concorrência que se apresenta nessas plataformas. Uma competição direta com outras empresas e usuários.

    Como exemplo, é possível citar as ações de um curso técnico à distância, que além de competir pela atenção dos usuários com outras companhias voltadas ao ramo de ensino, sejam digitais ou presenciais, existe também uma disputa de espaço com os usuários.

    Cada um a postar os seus próprios conteúdos na rede, falando sobre os mais diversos temas que podem chamar o interesse de quem navega entre as redes socais, e por isso acabam por seguir o perfil desses produtores de conteúdo.

    Uma relação comum de ser visto na internet, a fazer com que as pessoas presentes nesse cenário digital tenham uma aproximação maior com os outros usuários do que com as empresas, através dos seus perfis comerciais, tentando se posicionar em tal ambiente.

    É justamente nessa realidade que surge a importância dos influenciadores digitais, sendo figuras que recebem uma maior atenção por parte do público, a ponto de se destacarem como os melhores divulgadores de um produto ou serviço, no lugar das companhias.

    Essa é a razão pela qual uma empresa de contabilidade online pode procurar pelos serviços desses ativos digitais, ao invés de apostar somente em uma campanha de comunicação tradicional, ao que se trata da divulgação dos seus serviços.

    Isso dentro de um cenário no qual os influenciadores digitais cada vez mais ganham uma certa relevância, a ponto de se destacarem como grandes parceiros comerciais de diferentes indústrias, além de ser possível apontá-los como profissionais em ascensão.

    Devo trabalhar com um influenciador digital?

    Se o seu objetivo junto à sua empresa é alcançar as melhores posições de destaque nas redes sociais, a resposta para esse questionamento acaba sendo óbvia, diante do reconhecimento que os influenciadores alcançam hoje na internet.

    O mesmo tipo de prosperidade que alguém que administra um negócio gostaria de ver em seus empreendimentos. Mas a questão é que não se trata apenas de contratar um influenciador, sendo preciso também entender como funciona esse mercado.

    Pois de pouco adianta para uma empresa querer conquistar um reconhecimento em certa área, se esse público sequer se trata da sua audiência-alvo, trazendo poucos benefícios para o seu negócio de nicho procurar pela atenção de um público amplo.

    O mesmo pode ser dito sobre o planejamento de comunicação da sua empresa, e na forma com que ela aborda a internet como uma plataforma importante para a divulgação dos seus negócios. Junto desse plano é preciso incluir os influenciadores para um melhor resultado.

    Como em uma empresa de automação comercial, que tem entre o seu principal público pessoas que atuam na administração de um negócio e que podem usar dessas ferramentas para otimizarem os seus serviços oferecidos, contando assim com o interesse do público.

    Para se comunicar diretamente esse público nicho, uma simples campanha digital por não ser o suficiente, sendo preciso contar com um elemento diferenciado, o que nesse caso pode ser a presença de um influenciador digital que comenta sobre tal tema.

    Após o público criar uma relação de confiança com esses produtores de conteúdo, ver os mesmo a divulgarem os produtos ou serviços de uma marca específica, pode fazer com que esse público transfira essa sua segurança para as empresas responsáveis por tal anúncio.

    Uma relação extremamente positiva para qualquer tipo de negócio que busca ser visto por meio da internet, sendo preciso apenas escolher o tipo de influencer que melhor se adequa aos seus produtos, sejam eles camisetas promocionais ou algum sistema de computador.

    Como escolher o influencer adequado ao seu negócio

    Existem diversas etapas que devem ser consideradas durante o processo de escolha do influenciador digital que melhor se adequa ao seu empreendimento. Principalmente com o alto número desse tipo de profissional que podem ser encontrados atualmente.

    Alguns a atuarem de forma autônoma, enquanto outros são agenciados por companhias especializadas a trabalharem com esses profissionais, que hoje ocupam o mesmo tipo de espaço preenchido por celebridades e personalidades da mídia.

    Dentro dessa alta variedade de influenciadores, é preciso estar atento a uma série de etapas no momento de escolher o influencer adequado para as atividades da sua empresa.

    Tipo do influenciador

    Além da pluralidade de influenciadores digitais, existe também uma variedade de modelos aos quais eles podem se adequar, como:

    • Top celeb (de grande público, aborda temas gerais);
    • Fit celeb (audiência segmentada);
    • Figura de autoridade;
    • Embaixador da marca.

    Possibilidades a serem estudadas por quem pretende trabalhar com esses profissionais para uma campanha de lançamento de um novo software de gerenciamento para ativos, onde contar com o apoio de um influenciador de nicho pode ser o mais adequado.

    Avaliação do nível de influência

    Um influenciador digital recebe esse nome justamente por causa do seu nível de influência na internet diante de um público específico, logo, é preciso avaliar o alcance real desses profissionais, de acordo com  a audiência ser impactada pela comunicação desses ativos. 

    O real engajamento das publicações

    É fácil para uma empresa se deixar enganar pela performance de um influenciador digital, ao verificar números rasos como o número de seguidores. Por mais que essa seja uma taxa importante, a interação desses perfis com quem o acompanha tem maior relevância.

    Junto a isso, é preciso observar se esse possível alto índice de seguidores per real, e não se tratam de “seguidores fantasmas”, perfis sem interação que podem ser comprados na internet e que de nada servem para sua campanha de backup para empresas.

    Observar quem é seguido pelo seu público

    Se a proposta de trabalhar com um produtor de conteúdo é justamente otimizar a sua relação com o seu público, é preciso antes observar qual tipo de influenciador que está no alcance da sua audiência, como os perfis seguidos por sua audiência.

    A partir dessa situação, é possível identificar o tipo de influenciador ideal para suas estratégias de comunicação, contando com a relação de confiança já existente entre os seus clientes e os influenciadores por eles seguidos.

    Estudar o histórico dos influenciadores

    O público de hoje possui um perfil social muito mais ativo, sendo possível com que um consumidor desista de uma compra por causa da pessoa escolhida para representar uma campanha comercial da empresa que vá contra os seus valores.

    O mesmo acontece em relação aos influenciadores digitais, sendo importante também estudar os cases de sucesso desse profissional.

    Permitindo com que uma empresa de sistema de gestão para bares e restaurantes possa trabalhar com profissionais que tenham tido experiências positivas com o seu público ao realizar uma campanha anterior também ligada ao setor de serviços alimentícios.

    Tenha objetivos claros

    Para que uma campanha alcance os resultados esperados, primeiro é preciso definir quais são as metas por trás dessa realização. A partir disso torna-se mais fácil desenvolver uma ação com influenciadores digitais, repassando a eles o propósito dessa parceria.

    Elabore uma ação benéficas aos envolvidos

    Assim como a sua empresa busca resultados positivos diante de uma parceria com um influenciador digital, o mesmo pode ser dito sobre o lado dos influenciadores, que deve manter uma certa lealdade à sua audiência fidelizada.

    Até porque um conteúdo que fuja muito do seu perfil de público pode acabar por afastar os seus seguidores conquistados, algo negativo tanto para os influencers como para empresa que busca trabalhar com esse profissional em específico.

    Confira a autenticidade do conteúdo

    Por fim, para garantir que a sua parceria com um influenciador pode resultar em algo de fato positivo, é importante analisar o tipo de conteúdo a ser produzido durante essas ações, se ele de fato é original e audiência, e não uma cópia de materiais presentes na internet.

    Ao estudar todas essas situações e identificar o perfil específico de influenciador que pode ser o mais positivo para  a sua ação comercial, é possível para essa companhia entrar em contato com tais profissionais com a proposta de uma parceria de negócios.

    Permitindo dessa forma que uma empresa que trabalha com a manutenção e desenvolvimento de sistema de monitoramento em nuvem, por exemplo, consiga expandir o conhecimento sobre suas atividades na internet.

    Tudo a partir de uma campanha digital ao lado dos influenciadores presentes nessas plataformas, e da ligação desses profissionais com um número amplo de usuários.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade