Michael Campos

Como encontrar clientes em potencial

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    Qualquer tipo de negócio precisa saber como encontrar clientes em potencial e fazer com que eles se interessem cada vez mais pelos seus produtos e serviços, assim como mantê-los engajados e fazer com que ajudem a divulgar o trabalho da marca.

    Claro que não é obrigação deles, mas quando as pessoas, de forma natural e orgânica, demonstram interesse em algo, é mais fácil convencê-las e oferecer propostas que ajudem a mudar a vida delas e mostrar a sua importância no segmento.

    Com isso em mente, o texto de hoje abordará como encontrar clientes em potencial, ajudando a dar um maior destaque a eles e a identificá-los, assim como aproveitar as oportunidades que eles podem oferecer para a sua empresa.

    A importância dos clientes em potencial

    Desde uma empresa de extintores até mesmo uma simples loja de produtos geek, todos precisam encontrar clientes em potencial para fazer com que os negócios, de fato, valham a pena e gerem lucros para a organização.

    Boa parte do objetivo do marketing digital é procurar por oportunidades e possibilidades de atrair novos clientes e/ou possibilidades de novos investimentos. E, através dessa investigação e desse trabalho, é possível encontrar leads mais qualificados.

    O interessante é que isso abrange diversos tipos de serviços, podendo englobar até mesmo lavagem a seco de sofá. Por isso, é extremamente importante entender o que são os leads em potencial, assim como utilizar de forma eficiente a sua influência no negócio.

    De formas simples e bastante direta, são considerados como clientes potenciais aqueles que a empresa julga e entende como pessoas que estão mais tendenciosas a adquirir seus produtos e serviços, ou seja, que são mais suscetíveis a gastar dinheiro com a marca.

    Em outras palavras, eles estão enquadrados, estão dentro do segmento entendido como público-alvo, afinal, são as pessoas que a sua empresa busca e que, de fato, se interessam pelo produto, podendo variar desde um aquecedores de piscina até uma impressora.

    Em outras palavras, é preciso entregar meios para deixar seus leads mais autônomos, gerar interesse e fazer com que passem pelo funil de compras, pelo processo de compras, de forma mais natural, orgânica e que faça sentido com o negócio e seu objetivo.

    Sendo assim, os tópicos a seguir contextualizarão um pouco melhor os benefícios, vantagens de se investir em clientes em potencial, assim como possíveis aplicações para conquistar mais pessoas para seu negócio de assistência técnica nobreak. Confira!

    Encontrando clientes: veja como

    Quando se pensa em um funil de vendas, existem três etapas: o topo, meio e o fundo do funil. Cada uma possui sua utilidade dentro de uma empresa e, quando pensamos em cliente em potencial, podemos dizer que eles se encontram logo no topo do funil.

    Nessa etapa, é onde a empresa utiliza com mais eficiência suas estratégias de marketing e começa a atrair apenas os interessados, ou seja, ela qualifica melhor os leads e, conforme eles avançam no funil, oferece mais ferramentas a eles.

    Porém, a forma como o funil funciona, embora a base seja a mesma, apenas o que muda é a essência da empresa e a forma como o produto é vendido, além das informações e dados concedidos, afinal, vender ar condicionado comercial e uma câmera fotográfica é totalmente diferente.

    Pensando nisso, podemos destacar como motivos para se investir em clientes em potencial:

    • Pessoas gostam de saber dados sobre os produtos;
    • Quanto mais informações, maior a confiança do lead;
    • O profissionalismo da marca atrai mais leads;
    • A necessidade do produto aumenta as pessoas interessadas.

    Ou seja, a partir desses conceitos, é possível compreender melhor como clientes em potencial têm o poder de mudar o futuro de uma empresa, a forma como seus negócios funcionam e suas estratégias, afinal, é somente com eles que as vendas acontecem.

    Sendo assim, independentemente se a marca trabalha com logística ou câmeras de segurança para residência, existem algumas maneiras de facilitar para que você encontre clientes em potencial, e isso pode ser conferido nos tópicos a seguir.

    01 – Entenda o seu público-alvo

    Saber identificar que é o seu público-alvo é essencial para qualquer estratégia de negócios que envolva qualquer empresa. O público-alvo é quem dará um norte para suas estratégias, seus produtos, serviços e até mesmo a maneira como a empresa se comporta.

    Infelizmente, muitos profissionais do marketing não investem o que deveriam nessa frente, sendo que ela é a base para tomadas de decisões da sua empresa. Saber quem é o seu público te fala como vender, o que vender e quais os gatilhos do cliente acessar durante o processo de vendas.

    Portanto, crie personas que te ajudem a comercializar sua bomba para piscina pequena, por exemplo, sendo esse o primeiro grande passo.

    02 – Tenha um objetivo para abordar

    As pessoas são bombardeadas de propagandas, investidas de empresas e tentativas de atração de produtos o tempo inteiro, portanto, elas acabam se tornando um pouco mais resistentes, por isso, é necessário ter um objetivo em mente na hora de abordar um cliente.

    Qual é o objetivo da sua empresa no primeiro contato? Pense muito nisso. Talvez seja apenas mostrar os avanços tecnológicos que ela alcançou, ou pedir para o cliente se inscrever em um webinar, ou até mesmo que ele assista uma palestra.

    Sua empresa de plásticos de engenharia, por exemplo, precisa pensar em todo esse contexto, afinal, imagine que seus clientes em potencial estão recebendo propagandas continuamente, seja presencialmente ou em um momento de lazer nas redes sociais.

    Portanto, ter um objetivo, além de facilitar esse processo, oferece uma espécie de guia para onde a sua marca deve seguir.

    03 – Utilize as redes sociais como filtro

    Todo mundo está nas redes sociais hoje em dia e para que a sua empresa consiga se expandir e se tornar interessante para o público, ganhando autoridade no mercado e no segmento, é preciso que ela esteja dentro delas.

    Porém, da mesma forma, também é possível encontrar diversos leads e pessoas interessadas em seu trabalho e, a partir disso, fazer experimentos e verificar quais as ações, produtos e serviços estão melhores engajados e que mais fazem mais sentido.

    Pode-se dizer que elas são uma espécie de filtro de clientes em potencial e, quanto maior a aprovação e o engajamento das pessoas nelas, maior será a aceitação das estratégias e formas de negócio. Em outras palavras, elas são essenciais para a empresa.

    04 – Seja analítico

    Uma coisa que o marketing digital ensina é aprender com os erros e ser analítico sempre que possível. 

    Isso porque é necessário sempre analisar onde sua empresa está acertando e onde está errando, buscando assim novas possibilidades e maneiras de acertar com as propagandas, abordagens e formas de encontrar o público.

    Por isso, sempre que possível, reveja as suas estratégias de marketing. De nada adianta saber quem é o seu público-alvo e entender a sua relevância dentro da empresa se suas atitudes como organização estão falhando e nada é feito para mudar isso.

    Segundo algumas redes sociais, como o próprio Facebook, as pessoas dão mais valor a anúncios quando esse, de fato, agrega algum valor a elas, quando são relevantes. Esse pode ser um excelente norte por onde começar.

    05 – Invista em inbound marketing

    O inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, é a estratégia de marketing que mais consolida o público, fideliza e ajuda a crescer tanto a autoridade quanto o alcance da empresa.

    Assim como ajuda a selecionar melhor os leads e clientes, qualificando-os e tornando-os consumidores em potencial.

    O seu objetivo é a constante criação de conteúdo relevante e importante, que agregue valor e que seja interessante. É bastante difícil fazer algo assim nos dias de hoje com tantas empresas fazendo, mas é muito recomendado e gera muitos frutos a longo prazo.

    Isso porque as pessoas estão na internet para consumir conteúdo e, se a sua empresa quer vender algo sem mostrar informações, dados ou algo que mostre os motivos ou qualidades deles, não tem porque alguém se interessar por eles, muito menos se tornar um cliente em potencial.

    Considerações finais

    Entender quais são os clientes em potencial de uma empresa é extremamente necessário e, no texto de hoje, você pode verificar como é impactante para o seu negócio e como isso pode mudar a forma como a sua empresa se comporta no meio digital e como se organiza.

    Claro que muito dependerá de cada empresa, afinal, elas possuem meios, objetivos, segmentos, produtos e serviços diferentes, sendo preciso também aplicar a essência do seu negócio para ter autoridade, relevância e autenticidade.

    Estude o máximo possível sobre o assunto, mostrando ao ser segmento como a sua empresa tem muito a oferecer e como seus leads ganham muito ao dar uma chance a ela.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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