No marketing digital, uma das principais ferramentas é uma landing page eficaz para a captação de leads. Estas páginas possuem todos os elementos para transformar visitantes em potenciais clientes, e são muito importantes.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é uma landing page e dicas de como desenvolver uma mais eficaz. Continue lendo para conferir.
O que é Landing Page e para que serve?
Landing page pode ser traduzida como página de aterrissagem, página de captura ou página de destino. Trata-se de uma página criada com o objetivo de converter visitantes em leads, ou seja, torná-los potenciais clientes.
O usuário preenche um formulário esperando em troca de um material rico, que pode ser um e-book ou uma vídeo-aula de seu curso de capacitação online.
Para uma estratégia de marketing as landing pages são ferramentas fundamentais, tanto por converter os visitantes em leads quanto por oferecer esse material rico que informa o visitante.
Além da conversão, as landing pages auxiliam em uma série de objetivos de marketing, como:
- Levar tráfego para as páginas de destino;
- Segmentar ofertas;
- Reduzir o custo de aquisição por cliente (CAC);
- Priorizar leads com maior potencial de compra (lead scoring);
- Coletar informações dos potenciais clientes;
- Entender quais são os leads mais engajados;
- Oferecer combustível para outros canais de marketing;
- Permitir insights sobre a eficácia das ofertas.
Uma vez que as landing pages permitem ações segmentadas, você pode contar com mais de uma em suas estratégias, investindo em campanhas direcionadas para diferentes públicos.
Principais elementos de uma Landing Page
Agora que você entendeu como uma landing page pode contribuir para um sistema para pizzaria online e para negócios dos mais diversos segmentos, então vamos ver do que elas são compostas.
Título e subtítulo
O título é a primeira informação com a qual o visitante se depara ao chegar em sua landing page. Por isso, é válido ter um título objetivo, claro, alinhado com sua proposta e que realmente descreva o conteúdo da oferta.
Ele deve ser usado para resumir sua oferta da forma mais objetiva possível, mostrando o que o usuário vai encontrar como recompensa por seus dados.
Imagem
A sua landing page de soluções em controle de acesso precisa contar com uma imagem alinhada a sua proposta para potencializar a conversão.
Ela deve ter um tamanho suficientemente grande para se destacar na página, mas não a ponto de alterar a barra de rolagem ou deslocar seu texto.
Descrição da oferta
Na landing page, a descrição da oferta deve explicar de forma detalhada o que você está oferecendo, com o cuidado de não deixar a leitura cansativa.
Você pode usar elementos visuais como emojis, cores e negrito para a formulação de texto mais fluido. Também é importante se atentar para a escaneabilidade, usando frases curtas e diretas, bullet points e botões interativos.
Além da estética, é preciso que a descrição seja persuasiva, apresentando o valor da oferta a fim de convencer o visitante a acessar o material.
CTA (Chamada Para Ação)
A landing page de um sistema de automação comercial precisa contar com uma chamada para ação que estimule a conversão. Sua CTA pode aparecer em um botão, com uma frase de impacto, ou mesmo na descrição da oferta.
Formulário
O formulário é um item essencial na sua landing page, onde os visitantes irão fornecer seus dados em troca da sua oferta. Sem esse elemento, a página não atinge sua função principal, que é a captura de clientes em potencial.
Para facilitar a conversão é indicado solicitar apenas as informações que realmente sejam necessárias para se trabalhar o fluxo de nutrição, como nome e e-mail.
Formulários com mais campos resultam em menos leads, porém oferecem maior qualificação dos usuários, tendo mais usuários interessados em comprar balões de aniversário.
Como desenvolver uma landing page eficaz
Pontuamos a seguir algumas dicas importantes para você desenvolver sua landing page da forma mais eficaz. Confira.
Tenha foco destinado a uma persona compradora
Uma landing page eficaz precisa ser direcionada para o público certo, de forma que não aconteça de usuários que não têm qualquer interesse em suas soluções serem bombardeados com suas ações.
É importante conhecer muito bem a persona para direcionar ações bem trabalhadas de marketing digital, o que ajuda a ter taxas de conversão melhores.
Além disso, para conseguir essas conversões, é importante saber o que faz sua persona comprar, bem como suas características.
Uma landing page eficiente precisa atrair o comprador ideal, fornecendo uma solução para seu problema e o agradando.
Ofereça apenas uma oferta por landing page
Uma landing page de material promocional de empresas que oferecem apenas uma oferta principal é mais eficaz do que aquelas com várias ofertas. Como oferecimento de muitas ofertas você pode deixar o usuário em dúvida ou indecisos, o que dificulta as conversões.
Concentre-se em conversões
O CRO (Otimização de Conversão) é algo cada vez mais importante no mundo dos comércios digitais. Você pode aliar a otimização para os mecanismos de busca, o SEO, com o CRO, sempre focando em mais conversões, pois seu objetivo é fazer vendas.
Tenha objetividade e clareza nas informações
Para criar uma landing page interessante para sua empresa de impressão de adesivos para parede, é fundamental saber como expor sua oferta da forma mais clara e objetiva possível.
Use CTA (Call To Action)
A CTA deve ser usada para direcionar os usuários para que realizem uma ação, e são fundamentais. Esse é um ponto estratégico para encontrar a melhor forma de convencer os usuários à conversão.
Dessa forma, tente ser o mais específico e direto possível, com chamadas que levem o público a executar a ação que você espera.
Otimize o design
O design é algo que impacta bastante na criação de uma landing page eficaz, pois é a interface que o usuário terá com seu negócio. É importante que design e conteúdo sejam ambos satisfatórios para sua persona, com um visual agradável.
Use elementos visuais que remetem ao seu negócio, orientando e direcionando a atenção do usuário para o formulário de conversão. Preocupe-se com a seleção de cores, chamando atenção para sua proposta em um visual agradável.
Para que isso ocorra, é possível usar vídeos, fotos ou um depoimento para mostrar sua proposta para o visitante, facilitando a conversão.
Acompanhe as estatísticas
Por fim, é fundamental acompanhar as estatísticas certas para determinar o desempenho de sua landing page, sendo as mais importantes:
- Visualizações por fonte;
- Visualizações orgânicas;
- Duração da sessão;
- Adição no carrinho;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de abandono no carrinho;
- Conversões.
Existem ferramentas, como o Google Analytics, que permitem que você monitore suas estatísticas com maior precisão. Contando com essas informações, você consegue direcionar melhor seus esforços, ajustando suas estratégias de marketing.
Benefícios de criar uma landing page
Pontuamos a seguir os benefícios práticos do uso de landing pages para seu negócio de curso de aeromoça online ou qualquer outro segmento, analisando pelo ponto de vista da conversão.
Captação via formulários
Os formulários são o meio para a captação de leads, e isso traz vantagens como otimização, redução de custos e automatização dos processos.
Oferecendo um formulário simples e com poucos campos, haverá boa vontade dos visitantes de preenchê-los em troca de sua oferta, e o processamento da informação é algo simples para a empresa.
Segmentação de ofertas
Ao criar uma landing page eficaz, posicionando-a em uma estratégia de marketing, você garante a segmentação das ofertas, garantindo a otimização das conversões.
Dessa forma, é possível ter diferentes páginas para cada oferta, oferecendo exatamente o que o público está procurando no momento certo.
Com ações segmentadas, você torna o processo mais certeiro e direto, mostrando ao público que você tem o que ele quer, sendo útil para ele.
Segmentação de leads
Uma vez que os leads são gerados, a segmentação é um processo que ocorre de forma automatizada, usando ferramentas próprias para esse suporte automático.
Uma landing page pode estar integrada a um software de automação de marketing, o que ajuda sua empresa a ganhar tempo.
Isso é bem diferente de se criar uma lista manual, e depois ter que separar, organizar e cadastrar cada lead, para criar uma segmentação adequada.
Com a automação do marketing você garante que os leads sejam segmentados de acordo com a landing page de origem.
Insights sobre comportamento
Tanto de forma direta quanto indireta, as landing pages fornecem dados importantes sobre o comportamento dos leads. Desde a informação da página de origem do lead até os dados para preenchimento do formulário são informações importantes sobre os contatos.
Portanto, essa observação detalhada traz novas possibilidades para o desenvolvimento de estratégias focadas no interesse do seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.