Michael Campos

Como definir os objetivos de marketing digital

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    Assim como tudo na vida, obter objetivos de marketing digital dentro do seu negócio é essencial para garantir que ele obtenha bons resultados e faça você chegar onde sempre desejou.

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    Quando falamos de objetivos, nos referimos à metas que estipulamos e que queremos alcançar dentro de um determinado período de tempo, e todos nós temos esses objetivos de vida, mesmo que não percebamos.

    Uma pessoa que deseja ter um filho, por exemplo, possui isso como um de seus objetivos de vida e começa a trabalhar para alcançá-lo. Compra uma casa maior, trabalha menos e começa um processo de acompanhamento com seu médico.

    Da mesma maneira ocorre no universo dos negócios, uma empresa que vende cortinas em lona, por exemplo, também possui seus objetivos e precisa traçar caminhos e estratégias certeiras para chegar lá.

    E dentro do universo do marketing digital também não é diferente, e esse conceito trouxe consigo diversas estratégias e canais de comunicação para ajudar empresas e pessoas a crescerem dentro deste universo, também precisa de um bom planejamento para funcionar.

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    O marketing digital mudou por completo a realidade de empresas e até mesmo de produtos autônomos, independentemente de seus segmentos, é um conceito que traz ótimos resultados quando conta com as estratégias corretas.

    Mas antes de qualquer coisa é preciso saber quais os objetivos de marketing digital para a sua marca, afinal de contas, sem isso você não saberá onde chegar, e é justamente sobre esse tópico que iremos discutir hoje.

    Entenda o que são objetivos de marketing digital

    O marketing digital conta com um grande número de estratégias que servem para diversos tipos de negócios, desde uma empresa de monitoramento eletrônico até mesmo uma loja de brinquedos e acessórios.

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    Entretanto, é recomendável que você saiba quais objetivos deseja alcançar com essas estratégias, objetivos esses que precisam ser de curto, médio e longo prazo para que você saiba o que fazer em cada um desses momentos.

    Os objetivos são personalizados, ou seja, cada empresa irá possuir os objetivos que acharem mais importantes e viáveis para o conceito, estilo e segmento do negócio, mas o importante é não ficar sem objetivos.

    Eles servem como um guia para te mostrar aonde chegar e qual caminho trilhar para alcançar o que tanto deseja. Sem objetivos, qualquer um fica perdido no caminho, e sem saber para onde ir não tem como caminhar para nenhum lugar.

    Sendo assim, definir objetivos de marketing digital para a sua empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, é uma prova de cuidado para com a sua marca e preocupação para garantir que os resultados irão chegar da melhor forma.

    Principais exemplos de objetivos de marketing digital

    Mesmo compreendendo bem o conceito e a importância dos objetivos de marketing digital, muitas pessoas ainda se sentem perdidas na hora de defini-los, pois é preciso cuidar de muitas vertentes para que os objetivos mais importantes sejam traçados.

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    Por isso selecionamos alguns exemplos dos principais objetivos de marketing digital que são versáteis, ou seja, servem para os mais diversos tipos de negócios, independentemente de seu tamanho ou segmento. Conheça alguns deles logo abaixo.

    Aumento do reconhecimento

    O reconhecimento de uma marca no marketing digital nada mais é do que fazer com que o nome dela seja conhecido pelo maior número de pessoas e que ela se torne uma referência no segmento, saindo à frente de seus concorrentes.

    Seja uma grande empresa ou uma pessoa que trabalhe como auxiliar de limpeza terceirizada, o reconhecimento é um ótimo objetivo a ser definido, afinal de contas, quem não gostaria de obter fama e sucesso dentro de seu nicho, não é mesmo?

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    Maior geração de leads

    Lead é um termo utilizado dentro do marketing digital para se referir a possíveis clientes da marca, ou seja, são pessoas que demonstraram interesse pelo que você oferece e possuem grandes chances de comprarem o seu produto ou contratarem seu serviço.

    Por isso esse também é um dos principais exemplos de objetivos dentro do marketing digital, pois os leads podem se tornar fiéis clientes que irão indicar o seu negócio para outras pessoas e trazer ainda mais resultados para você.

    Mais vendas

    E quem tem o seu próprio negócio sabe muito bem que novas vendas estão longe de ser algo ruim, pelo contrário, quanto mais, melhor. Sendo assim, esse também é um importante objetivo de marketing digital para a sua empresa definir.

    Seja uma marca que venda produtos físicos ou preste serviços de filmagem com drone profissional, aumentar as vendas é também aumentar o faturamento do negócio, coisa que todo empreendedor deseja.

    Esses são apenas alguns dos diversos tipos de exemplos de objetivos de marketing digital que você pode aderir ao seu negócio, que combinam com os mais variados segmentos e serão um norte para te ajudar na definição de outros.

    Aprenda a como definir os objetivos

    Agora que você entende bem sobre o que se trata os objetivos de marketing digital e alguns dos principais exemplos, chegou o momento de aprender a como defini-los de maneira personalizada para o seu tipo de negócio.

    Por isso, também selecionamos algumas dicas para te ajudar a entender mais sobre o cenário e mercado da sua empresa e, com isso, definir objetivos de marketing digital que respeitem as características da sua marca. Confira:

    Método SMART

    O método SMART é um dos mais utilizados tanto em negócios de gráfica para impressão de apostilas, por exemplo, quanto qualquer outro que deseje ter metas bem estabelecidas e que respeitem suas marcas. A sigla defende 5 pontos cruciais para isso, que são:

    • S de specific (específico);
    • M de measurable (mensurável);
    • A de attainable (atingível);
    • R de relevant (relevante);
    • T de time based (temporal).

    Cada um desses pontos precisa estar de acordo com a sua marca para que os objetivos sejam traçados de maneira personalizada para o seu negócio, dessa maneira você contará com objetivos reais, confortáveis e exclusivos para a sua marca.

    Engajamento dos colaboradores

    Objetivos precisam ser alcançados por toda uma equipe que é formada por diversos colaboradores que não podem ser deixados de lado em seu escopo de planejamento, afinal de contas são eles que irão colocar a mão na massa para fazer tudo acontecer.

    Por isso, mantenha sempre um contato diário com os colaboradores da sua empresa de locação de gerador de energia a diesel ou seja qual for o seu negócio, o engajamento entre eles ajudará toda a marca a estar alinhada com os objetivos para chegar neles.

    Educação do público-alvo

    O público-alvo nada mais é do que o grupo de pessoas que possuem as características ideias de clientes da sua marca, ou seja, aqueles que têm mais chances de adquirir o seu produto ou serviço.

    E quando falamos da educação deles, nos referimos à produção e divulgação de materiais e conteúdos que ajudem essas pessoas a entenderem mais sobre o seu segmento e adquirirem conhecimento relevante e valioso para comprar o que você oferece a eles.

    Construção de boas relações

    Por fim, mas longe de ser menos importante, relacionamento é tudo, independentemente com quem seja, desde os colaboradores da empresa até mesmo seus parceiros, fornecedores e, principalmente, seus clientes.

    Por isso, invista no oferecimento de um ótimo atendimento dentro da sua consultoria em TI, por exemplo, pois isso fará com que a sua relação seja construída de maneira saudável e os clientes se sentirão confortáveis e íntimos da sua marca.

    Com isso, você traçará objetivos adequados para o tamanho, segmento e status da sua empresa nesse momento, e a partir disso poderá pensar em novas maneiras de crescer e mudar seu negócio.

    Entenda a importância de uma boa estrutura

    Para finalizar, é importante também comentarmos a importância de se possuir uma boa estrutura para definir os objetivos de marketing digital, afinal de contas, sem isso é quase impossível pensar em metas.

    Sendo assim, certifique-se de que o seu negócio possui uma boa estrutura para oferecer tanto aos seus colaboradores quanto parceiros, fornecedores e clientes também, pois isso fará toda a diferença no aumento dos seus resultados.

    Uma empresa sem a estrutura adequada não consegue construir relações saudáveis e nem ganhar destaque no segmento, por isso, ao investir em uma boa estrutura de lugar, sistemas, ferramentas e equipamentos, você estará ajudando a sua marca.

    Pensar em computadores, tablets, palestras, workshops e um espaço agradável para se trabalhar é tão importante quanto qualquer outra coisa dentro da sua empresa, pois será isso que todos terão à disposição para chegar nos objetivos da marca.

    Essa estrutura precisa respeitar o tamanho da sua empresa e oferecer para todos um espaço de trabalho agradável para se pensar, discutir e traçar maneiras diferentes para ajudar a empresa a ir ainda mais longe.

    Dessa maneira, seus objetivos terão uma boa base para se sustentar e as pessoas que trabalham contigo poderão se sentir confortáveis com estruturas e caminhos adequados para fazer o que é necessário e atingir todos os objetivos propostos.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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