Michael Campos

Como criar títulos impactantes para seus anúncios

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    Conquistar a atenção do público sempre foi um grande desafio para os profissionais de comunicação. Seja por meio de títulos impactantes nas capas dos jornais, ou com títulos em uma postagem nas redes sociais, ambos buscam conquistar o interesse do leitor.

     

    Na verdade, quando se fala do mercado digital essa busca por atenção torna-se ainda mais complexa, diante da alta concorrência de conteúdos presentes nesta plataforma. Com usuários e empresas assumindo a posição dos produtores de conteúdo.

     

    Cada um disputando entre si a atenção de um usuário que navega na linha de tempo da sua rede social preferida, no qual um simples movimento de dedos pode fazer com que essa página inicial seja atualizada, e o seu conteúdo sumir do alcance do possível leitor.

     

    Para evitar esse tipo de situação, é preciso contar com uma boa estratégia em relação à produção dessas peças. Principalmente quando se trata de uma companhia, como um escritório de serviços de contabilidade em geral, em busca de divulgar seu ofício.

     

    Existe uma competição não só contra os competidores do seu mercado de atuação, mas também contra todos os tipos de usuários que podem estar presentes nessa rede social. Cuja distribuição de conteúdo e faça a partir das interações desse leitor em potencial.

     

    Para se destacar nesse sentido, é preciso oferecer um conteúdo que de fato chame a atenção do usuário, estando alinhado aos seus interesses, sendo preciso adaptar a sua estratégia de comunicação de acordo com o público que busca atingir.

     

    Até porque uma audiência interessada nos serviço de abertura de empresas se mostra diferente de um público que entra na internet em busca de dias de como expandir o seu negócio, após anos de funcionamento.

    Existindo uma clara distinção de público, por mais que ambas as audiências possam ser englobadas como pessoas de interesse ao mercado empresarial, estando somente em pontos diferentes dessa relação comercial, interessando então em conteúdos distintos.

    Logo, para conquistar a atenção de todos os usuários, independente de suas particularidades, é preciso atuar com uma estratégia otimizada, para que os seus anúncios alcancem a performance desejada por parte da companhia responsável pelos mesmos.

    Tudo a começar pela presença de uma chamada impactante nos anúncios e publicações  desenvolvidas pelo seu projeto na internet.

    A importância de ter um título de impacto

    A primeira frase de um texto é talvez a mais importante em relação ao seu conteúdo. Sendo responsável por prender a atenção do leitor, levando-o a completar a sua leitura específica. O que serve para uma matéria de jornal, uma receita ou até mesmo um post na internet.

    O título desse conteúdo acaba tendo uma importância ainda maior, sendo responsável por atrair a atenção inicial deste usuário que navega por um espaço específico, Algo que vale tanto para publicações orgânicas como para anúncios pagos.

    No caso do segundo a importância é ainda maior, já que existe um propósito comercial por parte desse conteúdo, com índices específicos a serem alcançados. Como uma instituição de cursos online técnico que busca atrair novos alunos para suas aulas ofertadas.

    Contar com um título chamativo junta esses anúncios pode ser responsável pelo alcance de uma série de benefícios, tais como:

    • Geração de tráfego;
    • Aumento na taxa de abertura de e-mails;
    • Aquisição de novos leads;
    • Melhor posição nos rankings de busca na internet;
    • Maior engajamento nas redes sociais.

    Pontos responsáveis pelo sucesso do seu empreendimento na internet, alcançando um número crescente de usuários que podem se interessar pelos seus serviços, produtos ou conteúdos, na medida que o seu perfil digital passa a ser visto no cenário digital.

    Algo que não está unicamente associado a negócio de roupas digital, já que uma loja de roupas presencial também pode ver suas atividades comerciais atingirem melhores resultados, a partir de uma divulgação digital dos seus serviços.

    Tudo a permitir com que loja que trabalha com materiais usados em soluções audiovisuais aumente o seu número de funcionários. Começando pela atuação desse estabelecimento na internet, por meio de anúncios que destacam as suas atividades.

    Uma estratégia digital que só funcionará caso o público ali presente preste atenção nos anúncios presentes nesta plataforma. Algo que um título chamativo e bem estruturado pode ser responsável por conquistar, sendo preciso então saber como produzi-los.

    Dicas para criar um título de destaque

    Trabalhar com um bom conteúdo é importante em qualquer tipo de realidade, seja ao administrar um projeto comercial ou algo de nível pessoal. Mas além da obra em si, é preciso que ela conte com outros artifícios que ajudam em sua fácil absorção.

    A começar pelo título, que deve não só introduzir um assunto, como também conquistar a tensão do leitor, assim como resumir o possível propósito desse conteúdo. Principalmente quando se trata de algum anúncio ou conteúdo patrocinado de vertente comercial.

    Nesse sentido, é preciso trabalhar com uma produção otimizada das chamadas presentes e seus conteúdos, para que o mesmo alcance um número de maior público, levando a aumento entre os índices definidos durante a realização dessas peças comerciais.

    Para criar um título chamativo, algumas dicas devem ser seguidas.

    Escrever título claros

    A função de uma chamada é atrair a atenção do doleiro, e da mesma forma esclarecer o tipo de conteúdo que virá a seguir. Para isso, é importante trabalhar com um título claro, que traga uma explicação sobre o assunto a ser debatido durante esse texto, vídeo ou imagem.

    Principalmente quando se trata de um conteúdo de teor comercial, como um anúncio de uma empresa de automação comercial, onde é preciso ter ao seu alcance uma peça que esclareça as ações dessa companhia junto ao público, principalmente com novos clientes.

    Títulos urgentes

    Da mesma forma com que um jornal televisivo trabalha com chamadas alarmantes, de forma a conquistar a atenção dos telespectadores, o mesmo deve ser replicado em relação ao título dos seus conteúdos, por meio de chamadas com um teor de urgência.

    Levando esse leitor a se interessar por tal conteúdo, e após isso consumi-lo.

    Utilidade da conteúdo

    Mas não basta trabalhar com uma chamada de destaque se o que está ali presente não traz nenhuma informação relevante de fato. Os títulos conhecidos como clickbait podem inclusive prejudicar a relação do público com as obras apresentadas.

    Levando-os a se afastar desse perfil digital. Algo negativo para uma empresa de terceirização de TI que busca ampliar o seu número de clientes e não distanciar a sua audiência já conquistada por meio de uma plataforma digital.

    Aguçe a curiosidade do leitor

    Um bom título funciona de certa forma como uma isca no anzol, atraindo a atenção do leitor e levando-o a consumir o conteúdo ali disponível. Para que isso seja possível, é importante trabalhar com chamadas que levantem o interesse deste usuário.

    Reforce a imagem da marca

    Cada marca trabalha com questões específicas ao tipo de produto ou serviço oferecido, adotando um diálogo específico para essa divulgação. O mesmo pode ser dito em relação aos títulos adotados por uma empresa junto dos seus conteúdos apresentados.

    Sendo importante reforçar os ideais adotados por uma marca, assim como destacar o que a mesma possui de diferente, como algo que a destaque dentro do seu cenário competitivo, por meio de um título que converse com o que há de distinto em uma marca.

    Utilize CTAs com atenção

    Os termos conhecidos como Call to Action (CTA) se tratam de chamadas claras, que conquistem a atenção direta do leitor, através de construções frasais, como:

    • Ligue agora;
    • Compre já;
    • Leia mais;
    • Não perca.

    Frases que podem dar um tom de urgência aos anúncios de um software para franquias. Contudo, é preciso ter cautela na utilização desses termos, pois o seu uso em excesso pode tornar um título enfadonho, que afaste a atenção do leitor.

    Não deixe dúvidas em seus títulos

    Ter clareza em suas chamadas significa não deixar margem para nenhuma dúvida. Não só para os conteúdos apresentados, como também em relação aos produtos e serviços que podem ser oferecidos por uma empresa, que trabalha com a distribuição de tais peças.

    Após acompanhar essas dicas, é possível trabalhar com títulos chamativos, que conquistem a atenção dos usuários em cima dos mais variados serviços, como nas ações de tradução de documentos por uma agência especializada ou na venda de um produto físico.

    Nesse sentido, é importante também estar alinhado a uma estratégia conhecida como AIDA que opera a partir das seguintes etapas:

    • A – Atenção;
    • I – Interesse;
    • D – Desejo;
    • A – Ação.

    Tudo que leve um possível consumidor a completar o seu processo de aquisição de algum produto ou serviço, por meio de etapas que trabalham com a relação de um cliente com o que está sendo oferecido por uma empresa. 

    Questões esclarecidas não só pelo conteúdo oferecido, como também nas chamadas referente a tais peças de comunicação.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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