Michael Campos

Como calcular o custo por lead e aumentar a performance do seu negócio

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    Para se administrar bem um negócio atualmente é preciso estar atento aos mais diferentes conceitos e estratégias que podem estar disponíveis em junto às ferramentas digitais, sendo necessário saber como calcular o custo por lead, para alcançar os melhores resultados.

    Até porque o cenário digital se tornou algo de extrema importância para a administração de um negócio, independentemente de qual seja o seu setor comercial, diante da presença dos mais diversos públicos juntos a essa nova realidade.

    Um movimento que vem resultando em uma extensa migração digital, com diversas lojas e até mesmo serviços que antes eram feitas de formas presencial ou por meio de canais eletrônicos, como o telefone, passando a ser feitas de forma exclusiva no digital.

    Seja marcar uma visita ao médico, comprar um novo modelo de aparelho celular, ou até mesmo pedir o seu jantar em um restaurante, que funciona com um sistema de entrega online, a ser feito pelo aplicativo dessa empresa do ramo alimentício.

    A questão é que junto dessa nova realidade virtual, surge também uma mudança em relação às estratégias adotadas pelas empresas, sendo preciso adotar novas táticas para que seja possível para uma marca se relacionar com sua audiência presente na internet.

    O que faz com que as estratégias de marketing digital sejam cada vez mais específicas, adaptando-se para cada tipo de serviço a se apresentar nas plataformas digitais, assim como às novas tecnologias de conexão que surgem no mercado.

    Uma realidade que faz com que uma empresa especializada em licenciamento ambiental tenha que focar as suas atividades junto a esse cenário digital, modificando as maneiras com que ela conquista os seus leads, ou seja, seus possíveis clientes.

    Ao que se refere o custo por lead?

    O custo por lead, conhecido também pela sigla CPL, é um conceito de marketing relacionado ao custo que uma empresa terá para conquistar um novo lead junto aos seus objetivos comerciais.

    Um lead que pode ser definido não como um cliente em si, mas como um usuário que apresente algum destaque nesse sentido, sendo um consumidor em potencial. Um ativo que após essa conquista inicial pode se tornar um cliente fiel, após ser otimizado.

    Sendo preciso um conjunto de ações de marketing que trabalham na aquisição desse novo cliente, permitindo dessa forma com que uma empresa de gestão empresarial para pequenas empresas, por exemplo, tenha acesso a uma audiência maior.

    O índice de CPL pode ser conquistado a partir de um cálculo que trabalha com a relação entre o investimento de marketing de uma companhia e o número de leads alcançado por ela, chegando esse ao valor necessário para se conquistar novos leads para a empresa.

    Dentro desse investimentos de marketing é possível citar alguns, tais como:

    • Anúncios na internet;
    • Disparo de e-mails;
    • Uso de softwares de análise;
    • Custos relacionados à estratégias de marketing.

    Cada uma dessas ações permite o alcance de novos leads para uma empresa, e posteriormente, possíveis novos clientes para os seus objetivos comerciais. Mas o CPL não é a única métrica importante para uma empresa.

    Na verdade, existem muitos outros índices que podem ajudar a se calcular o citado custo por por lead.

    Métricas associadas ao CPL

    O marketing trabalha com uma série de aspectos e índices que podem ajudar uma empresa a definir as melhores estratégias a serem seguidas durante a sua gestão, garantindo dessa forma que os melhores resultados comerciais sejam alcançados.

    Nesse quesito é importante citar o custo por lead, mas existem também outros fatores a serem analisados, tais como:

    • CPA (Custo por Aquisição);
    • ROI (Retorno sobre Investimento);
    • LPV (Lead por Venda);
    • CPV (Custo por Venda).

    Cada uma dessas métricas trabalhando com um objetivo diferente relacionado ao processo de administração de uma companhia, trabalhando com cálculos diferentes, a partir de índices que costumam se relacionar, tais como:

    CPA

    O custo por aquisição opera com o cálculo feito em cima da aquisição dos seus clientes e potenciais consumidores em cima de um objetivo definido por uma empresa, como em um sistema para pizzaria online, que contabiliza o número de pedidos feitos em um dia.

    ROI

    O retorno sobre investimento, por outro lado, relaciona-se com os gastos e lucros totais de uma empresa, sendo a relação entre todos os gastos necessários em uma companhia, do marketing aos custos de produção, junto aos lucros dessa companhia.

    De forma a se definir o real retorno de investimento que projeto pode estar entendendo para os seus administradores.

    LPV

    O índice de lead por venda é encontrado a partir da relação entre o número de leads de uma empresa, e o total de vendas realizadas por uma empresa, sendo possível definir o valor de leads necessários para se conquistar uma conversão em vendas.

    CPV

    O custo por venda, por outro lado, trabalha com a relação entre os citados CPL e LPV, sendo possível para empresas de contabilidade definirem os gastos necessários para se conquistar uma venda específica, sem outros índices, como os gastos de produção.

    A partir do cálculo desses pontos específicos é possível para uma empresa definir uma série de estratégias capazes de otimizar a performance de um negócio.

    Melhorando a atuação do seu negócio

    Para que uma empresa consiga prosperar nos dias de hoje é preciso a adoção de diversas técnicas e estratégias que permitam a uma companhia alcançar a melhor relação possível junto ao seu público.

    Fazendo com que a qualidade do produto ou serviço seja apenas um dos fatores necessários para que a companhia tenha acesso a uma boa posição comercial. Para se confirmar isso é possível adotar ações específicas, como:

    Realização de promoções

    Atividades promocionais, como descontos e sorteios, sempre se destacaram como caminhos para que uma empresa alcance uma melhor performance comercial, permitindo a um projeto de backup para empresas conquistar clientes via uma campanha especial.

    Atraindo assim novos leads e consumidores para as suas atividades comerciais.

    Marketing digital

    É preciso garantir também que essas ações promocionais contem com o apoio e  visibilidade do público, o que hoje pode ser conquistado através da internet e das estratégias de marketing digital, que trabalham com essa nova realidade virtual.

    Por meio de táticas específicas que permitam a uma empresa ter um maior destaque nessa sociedade cada vez mais conectada às plataformas digitais.

    Produção de conteúdos

    Dentro das possibilidades digitais de marketing existe uma estratégia específica para encontrar um certo destaque que é o marketing de conteúdo, que funciona a partir da produção de conteúdos que possam atrair a atenção dos usuários.

    Como uma matéria explicando os benefícios de se trabalhar com um sistema para dar baixa online de entregas, por uma empresa que trabalha justamente com o desenvolvimento desses programas, atraindo clientes de forma especializada.

    Independentemente da estratégia adotada, uma empresa deve sempre se apoiar em um forte controle dos seus elementos financeiros, sendo a partir disso possível encontrar maneiras de reduzir o custo para se conquistar um novo lead para a empresa.

    Formas de reduzir o custo por lead

    Quando se trata do número de leads de um negócio, por mais que eles sejam importantes para o crescimento de uma empresa, os altos custos para alcançá-los pode pôr em risco o futuro administrativo dessa companhia.

    Sendo importante encontrar maneiras de se diminuir os custos relacionados ao alcance de novos leads para sua empresa, e entre as formas de se conseguir essa redução de gastos é possível citar:

    Aumento do tráfego orgânico

    Os anúncios pagos são formas importantes de se destacar os serviços de uma empresa na internet, contudo, o tráfego orgânico entra em evidência como uma forma de se destacar de maneira otimizada, alcançado novos públicos de maneira espontânea.

    Como uma marca conhecida dos perfumes, que não precisa de muitos anúncios para que o público procure de forma voluntária por suas linhas de fragrância nos serviços de busca.

    Focar no engajamento

    Não basta apenas conquistar a atenção dos usuários na internet, é preciso criar uma relação otimizada com esse público, a partir de estratégias que foquem no engajamento de uma empresa junto às plataformas digitais.

    Como no perfil de uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de software para controle de estoques, que responde a todas as dúvidas dos seus seguidores e usuários interessados junto aos seus perfis comerciais presentes nas redes sociais.

    Conheça o seu público

    Por fim, uma maneira de conquistar a melhor relação com o seu público, e dessa forma reduzir os custos associados à aquisição de leads para a sua empresa, é de fato conhecer a sua audiência a ser conquistada, como os seus interesses e necessidades.

    Tudo para que seja possível otimizar a relação comercial de uma empresa, sempre em processo de renovação do público, ao conquistar novos leads no presente, e clientes fidelizados no futuro, permitindo assim a prosperidade desse negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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