Michael Campos

Como atrair leads usando o estudo de palavras chave

Gizella Almeida
Gizella Almeida

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    Desde a implementação da internet para a sociedade civil, as empresas tentam atrair os leads no inbound marketing como estratégia primordial, principalmente aquelas que querem gerar mais receita e se manter como uma marca reconhecida no mercado consumidor. 

    No entanto, é preciso entender de que forma os leads chegam até uma determinada empresa, seja utilizando palavras-chave nas plataformas de busca, seja por meio do marketing digital contínuo presente no dia a dia dos usuários. 

    A plataforma do Google, a mais conhecida e utilizada por internautas, recebe milhões de pesquisas diariamente, em que são incluídas palavras-chave, ou keywords, palavra originária do inglês, quando precisam de uma resposta sobre um problema ou uma dúvida. 

    No mundo dos negócios, os responsáveis se perguntam como isso pode influenciar no crescimento exponencial de leads, e como eles podem se transformar em clientes fidelizados, pensando em como eles podem ajudar na divulgação da marca, dos produtos e serviços. 

    A trajetória do lead na jornada de compra

    Antes de entender a importância das palavras-chave e como isso influencia no marketing digital de uma empresa, é preciso estabelecer como agente principal o lead, como é denominado o potencial cliente. 

    Para que um lead passe por todo o processo da jornada de compra, dentro de um método estabelecido como funil de vendas, é preciso levar em consideração que o objetivo é fazer com que essa pessoa se transforme em um cliente. De preferência, fidelizado.  

    Assim, o marketing digital se utiliza de todas as estratégias e ferramentas para atrair um lead, entre os quais:

    • Aplicativos personalizados;
    • Envio de e-mail marketing;
    • Oferta de e-books gratuitos;
    • Postagens em redes sociais;
    • Publicações em blogs;
    • Sites atrativos e dinâmicos.

    Essas estratégias de marketing digital  são provenientes de planejamentos e campanhas publicitárias que podem ser pontuais ou perenes, como a distribuição de brindes em forma de kits personalizados para empresas distribuírem em feiras e eventos corporativos.

    O investimento tanto de tempo quanto de capital financeiro podem ser baixos, mas há ferramentas que promovem a otimização voltada para a transformação do lead em cliente dentro da estratégia de inbound marketing. 

    A automação de processos que envolvem o marketing digital também estão relacionados ao marketing digital, e serão apresentados ao longo do texto. 

    Inbound marketing como estratégia de atração

    Em outros tempos, a publicidade contava com o outbound marketing, em que as propagandas eram expostas de forma obrigatória, e ainda o são nos dias atuais. 

    Basta ver os comerciais de TV e rádio, os anúncios em jornais e revistas, ou os outdoors e busdoors espalhados pelas cidades. 

    Com a chegada da tecnologia e, propriamente, da internet, a forma de atrair os leads se torna mais pungente utilizando as ferramentas digitais, e com o emprego da estratégia do inbound marketing, ou marketing de atração. 

    Há 3 características distintas que podem ser percebidas como vantagem, quando se trata do inbound marketing em uma campanha publicitária. 

    1. Comunicação aberta

    A interação com os leads é aberta, pois o marketing de atração propõe uma comunicação direta com os consumidores. 

    É possível estabelecer um engajamento sobre debates e assuntos diversos, desde que inerentes ao escopo empresarial.

    Tome como exemplo um escritório que oferece Elaboração de pgr, e que esse seja uma procura constante na região em que a empresa está estabelecida. 

    Dessa forma, as redes sociais são um bom exemplo de como o inbound marketing pode expandir a comunicação, fazendo com que a empresa não seja uma obrigação imposta. Pelo contrário, pode até mesmo ser uma forma de escape para saber mais sobre produtos e serviços. 

    1. Menos invasiva e mais atrativa

    Os anúncios presentes nos intervalos dos programas de rádio e TV estão lá pois fazem parte de uma estrutura comercial que funciona há muito tempo. Os outdoors e busdoors são mídias que tentam alcançar o público-alvo de uma maneira ou de outra. 

    No caso do inbound marketing, ele pode ser visto quando for mais conveniente para o internauta, em se tratando de mídias digitais. 

    Quando uma serralheria quer atrair parcerias comerciais no modelo B2B (Business To Business) pode oferecer portão residencial preço para construtoras e incorporadoras imobiliárias.

    Tudo dentro de um planejamento de marketing que possa ser incluído dentro de projetos de condomínios residenciais ou empresariais. 

    Essa estratégia pode ser contínua, por exemplo, com o envio de e-mail marketing, que pode ser aberto quando chegar o momento mais adequado. 

    1. Formalização de relacionamento com lead

    Esse relacionamento entre empresa e lead se torna perene, pois gera uma proximidade de compreensão sobre as necessidades do consumidor, e tudo o que se tem a oferecer em relação aos bens de consumo disponíveis. 

    Essa formalização de relacionamento ocorre quando um lead passa a seguir uma página institucional em uma rede social de uma empresa de Stopper pdv, ou na recepção dos mesmos e-mails marketings de forma contínua. 

    São ferramentas que podem ser utilizadas ao longo do tempo, e levar a outras estratégias associadas ao marketing digital. 

    A importância do SEO para atração de leads

    Quando se trata de palavras-chave e marketing digital, é mais fácil encontrar o termo SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização do motor de busca das plataformas de pesquisa.

    Isso significa que as palavras-chave são aplicadas para encontrar Empresa de prevenção contra incêndio dentro do site do Google, por exemplo, ou de redes sociais. 

    De uma forma ou de outra, é muito importante trabalhar as palavras-chave para que as empresas estejam bem ranqueadas e possam ser encontradas de uma maneira satisfatória pelos usuários da internet. 

    São utilizados diferentes algoritmos para trabalhar esse ranqueamento, e muitas empresas possuem um crescimento orgânico. No entanto, outras investem em anúncios, ganhando certo destaque no topo e na base das páginas de busca. 

    A associação de linking build no CTA

    Dentro do planejamento de marketing digital, as palavras-chave que atraem os leads podem estar presentes em diferentes formatos, como o linking building que leva diretamente a um assunto pretendido pelo internauta. 

    Na composição de uma newsletter de um escritório de consultoria contabil empresarial é possível aplicar o linking building com CTA (Call To Action) e, assim, direcionar a páginas específicas e que sejam de interesse do leitor. E da empresa também. 

    Os leads que buscam uma solução podem encontrar em palavras-chave que visam responder problemas significativos, por meio de empresas que se prestam a aplicar as palavras-chave em conteúdos associativos e essenciais. 

    Planejamento para marketing de conteúdo completo

    A contratação de fabricantes de equipamentos industriais personalizado pode ajudar a atrair os leads de forma pontual, totalmente direcionado para as finalidades de um empreendimento comercial focado no e-commerce. 

    No entanto, é preciso que seja desenvolvido um planejamento de marketing de conteúdo, para que esse possa auxiliar na formação de leads e no compartilhamento em diferentes mídias digitais. 

    Além disso, o marketing de conteúdo é essencial para a prática de SEO e inserção de link buildings ao longo de textos, artigos, ou mesmo serem indicados em conteúdos de vídeo e podcasts. 

    O estudo de palavras-chave para atingir o lead

    Para que os leads possam ser atraídos de forma orgânica e natural, mesmo que esteja buscando um texto sobre comprar gás r22 ou projeto arquitetônico, as palavras-chave devem funcionar de maneira precisa. 

    O estudo das palavras-chave, para que funcionem dentro da prática de SEO,deve ser realizado em plataformas específicas, como o próprio Google Ads, ou mesmo verificadas nas sugestões de busca da ferramenta.

    Além disso, ela pode se dar por meio de termos em que há a presença de duas ou mais palavras que possuem algum relacionamento com a empresa, ou com tudo o que oferece ao mercado consumidor. 

    Está tudo relacionado ao marketing de conteúdo, pois diversas estratégias são associadas de maneira correta com as plataformas digitais e, principalmente, com os sites de busca. 

    Dessa forma, é preciso utilizar ferramentas digitais disponíveis na internet, para que possam auxiliar no estudo das palavras-chave e sejam atrativas para os leads. 

    Conclusão

    Para atrair os leads com a prática de SEO devidamente aplicada, de forma orgânica e funcional, uma estratégia final está no desenvolvimento de guest post para sites e blogs de empresas parceiras.

    A publicação de um guest post valoriza o marketing de conteúdo, reúne as estratégias de inbound marketing para atração de leads e centraliza tudo por meio de link buildings devidamente empregados. 

    Dessa forma, o direcionamento é certeiro, aumentando o tráfego do site corporativo, ou mesmo da loja virtual ou do e-commerce que deve receber a visita dos leads. 

    Tudo isso permite que o network se amplie de forma considerável, alcançando nichos que podem se identificar com os produtos e serviços oferecidos. 

    Além disso, há a troca de conhecimento e de experiências com outras empresas, pois o guest post serve como uma forma de apresentar cases de sucesso e as correções de rota que uma campanha de marketing digital permite. 

    Por fim, é importante compreender que o estudo de palavras-chave, quando bem empregadas, vai atrair leads de forma coerente e prática, entrando de forma automática na rotina empresarial.

    A ideia, afinal, é poder explorar por setores diversos, principalmente de marketing e de vendas, sempre de forma autêntica e personalizada, as oportunidades de desenvolvimento da marca.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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