Michael Campos

Como alavancar suas vendas online através do Marketplace

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    Existem diversas formas de se administrar um negócio nos dias de hoje, contando com uma variedade de modelos que passam tanto pelo formato físico como pelo digital. Formatos esses que passam por franquias, empreendimentos próprios, marketplace, entre outros.

    Uma variedade que busca resolver não apenas as necessidades dos clientes, como também os interesses dos empreendedores por trás desses investimentos, por meio de sistemas que facilitam o comando dos seus negócios.

    E com a implementação cada vez maior dos negócios digitais, essa pluralidade de modelos comerciais passou também a se diversificar de forma exponencialmente, acompanhando os interesses do público, que se sente confortável com esse novo formato digital.

    Que entre outras particularidades, se destaca diante as praticidades que apresentam ao público consumidor, permitindo que um indivíduo procure por uma impressora colorida para alugar, diretamente da sua casa, por meio de um computador ou celular.

    Ou qualquer que seja o dispositivo em suas mãos que possua algum tipo de conectividade com a internet. No qual é possível não só pesquisar por um produto ou serviço, mas sendo concebível também o ato de se realizar a compra em si nessas plataformas virtuais.

    Em alguns casos até mesmo o consumo desse item, quando se pensa em um produto digital, como um curso técnico à distância, um e-book, ou qualquer que seja o item que se encontre disponível em uma modalidade digital.

    Sendo capaz de facilitar a relação de conexão entre uma empresa e o seu público, modificada até mesmo os métodos de atuação de um empreendimento, que pode encontrar no formato digital um meio de otimizar os seus serviços, junto à sua presença no mercado.

    Existindo diversas maneiras de divulgar os serviços de um sistema de automação comercial, trazendo aos usuários todo o acesso às facilidades tecnológicas que podem ser conquistadas via a implantação de ferramentas eletrônicas no seu cotidiano.

    Entre essas modalidades de se ofertar seus produtos e serviços, uma que tem grande popularidade na internet é o chamado marketplace, que oferece uma plataforma de vendas para os mais variados setores comerciais.

    As características de um marketplace

    No mercado digital é possível manter um empreendimento próprio, como um site de vendas, no qual a sua empresa pode comercializar os seus produtos e serviços dentro de uma plataforma individual.

    Por mais que existam certos benefícios em ter um endereço virtual próprio, há também um conjunto de responsabilidades às quais esses empreendedores precisam lidar constantemente, de acordo com o tamanho e especialidade do seu negócio.

    O marketplace surge justamente como uma facilitação nesse sentido, sendo uma plataforma de vendas que pode abranger os mais diversos tipos de setores comerciais, dependendo apenas da adequação dos mesmo ao modelo dessa plataforma.

    Como um marketplace voltado ao setor de tecnologia, permitindo com que vendedores de aparelhos eletrônicos, computadores e peças para essas máquinas, além de um produtor de power bank personalizado, todos conseguirem se reunir em um só lugar.

    Organizando uma espécie de loja própria, na qual é possível montar uma vitrine com os seus produtos a serem ofertados, e exibi-los com ajuda da plataforma estruturada especialmente para o setor de vendas, auxiliando todas as marcas ali presentes.

    A maior alusão a ser feita em comparação com um empreendimento presencial é a realização de uma feira, dentro de um centro comercial, no qual diversos comerciantes conseguem colocar os seus produtos à venda, tendo o apoio de toda a estrutura local.

    Sendo necessário apenas se adequar aos conceitos regulamentados por esse ambiente comercial, e o pagamento de uma comissão, em relação ao número de vendas realizadas por esse negócio.

    O marketplace funciona de forma similar, com a maior diferença sendo a sua presença exclusivamente em um cenário digital, onde uma companhia de uniformes personalizados para empresas consegue oferecer os seus serviços, junto a estrutura dessa plataforma.

    Conquistando assim uma série de benefícios, em relação a administração do seu negócio digital.

    As vantagens do marketplace

    Uma das razões pelo qual o modelo de marketplace torna-se cada vez mais popular na internet, é a sua relação com todos os benefícios que podem ser alcançados diante a disposição de um empreendimento junto a essas plataformas de venda.

    E entre essas vantagens é possível destacar:

    Praticidade na administração

    O marketplace trabalha com uma estrutura própria, à qual as lojas que ali pretendem atuar precisam seguir. Essas regras, contudo, podem ser beneficiadas para quem administra um empreendimento, contando com o apoio de um sistema otimizado de negócios.

    Ainda mais para uma companhia que sempre atuou na modalidade presencial, e que agora começa a oferecer os seus serviços por um meio digital, como empresas de etiquetas adesivas que passam por um processo de adaptação dos seus negócios.

    Modelo único de pagamento

    Uma das maiores preocupações do público em relação às compras na internet são as questões que envolvem os meios de pagamento, com os clientes estando atentos ao teor de segurança desses sites, desistindo de uma compra por não se sentirem confortável.

    O marketplace ajuda nesse sentido por trazer toda uma estrutura de segurança paras as diferentes lojas virtuais presentes em seu ambiente, oferecendo também diversos métodos de pagamento, referente às transações digitais, tais como:

    • Cartão de crédito;
    • Boleto;
    • Transferência bancária;
    • Transferência via Pix.

    Trazendo facilidades tanto para o cliente, como para os responsáveis pelos diferentes negócios presentes nesse marketplace.

    Colaboração

    E quando se pensa em diversos negócios compartilhando o mesmo espaço, passa a existir também uma parceria comercial entre as lojas ali disponíveis, no qual a boa reputação de um vendedor ajuda a criar prestígio para a plataforma e para todos os negócios presentes.

    Visibilidade e reputação

    Quanto maior for o reconhecimento do marketplace, maior será a visibilidade de uma loja virtual presente em seu sistema, com esses vendedores compartilhando entre si os benefícios de estarem em um programa comercial de amplo acesso.

    Pois assim como uma empresa que oferece mão de obra especializada para eventos necessita ser reconhecida em sua área, para expandir o seu número de clientes, o mesmo acontece com as lojas digitais e o modelo de marketplace.

    Diante todas essas vantagens, não é difícil imaginar o porquê das lojas virtuais procurarem tanto os serviços oferecidos por um marketplace, assim como a expansão cada vez maior dessas plataformas de venda, visando também o seu aumento em vendas.

    Como aumentar sua lucratividade via marketplace

    Não basta apenas cadastrar a sua loja em um marketplace, afinal estamos falando de um ambiente cada vez mais disputado pelos comerciantes, sendo necessário então adotar algumas práticas para otimizar os seus resultados, como:

    Fazer boa apresentação dos seus produtos

    É importante que a sua loja dentro do marketplace seja facilmente encontrada pelos serviços de busca, fazendo com que alguém que procure por um serviço de envelopamento de veiculos consiga encontrar sua loja.

    Para garantir isso, é importante descrever bem os seus produtos, com o apoio de palavras-chave, além de fotos em alta qualidade, para que o usuário tenha uma noção clara sobre as características da sua mercadoria.

    Teste diversos marketplaces

    Com a variedade de marketplaces cada vez maior, é indicado conhecer as particularidades de cada um, e com base na sua experiência definir qual ou quais serão as plataformas a serem escolhidas para posicionar a sua loja virtual, com base na reputação de cada.

    Tenha atenção na classificação dos produtos

    Normalmente, os marketplace são ambientes amplos, abrangendo um variado leque de setores comerciais, logo, é importante classificar bem os seus produtos, na categoria de saúde, beleza, tecnologia, entre outros, para que os mesmos sejam encontrados na rede.

    Pratique preços competitivos

    Para que o seu catálogo de produtos tenha um certo destaque, é essencial que você trabalhe com uma faixa competitiva, aumentando assim a sua possibilidade de vendas, contudo, é importante também analisar o valor de comissão de cada marketplace.

    Um fator importante na definição do seu preço, junto ao valor de frete, já que uma taxa alta pode afastar os seus clientes, sendo mais indicado cobrir parte desse valor, ou até mesmo embutir uma parte desses custos direto no valor do produto.

    Conquiste elogios e boas avaliações

    Por fim, é importante que a sua própria loja virtual dentro de um marketplace conte com uma boa avaliação do público, de forma a garantir um maior interesse do público.

    Assim como ocorre com empresas que terceirizam serviços de TI (Tecnologia da Informação) e outros negócios, que somente irão conseguir ampliar as suas atividades caso haja uma recepção positiva aos seus serviços.

     

    Uma série de adequações que devem ser levadas em conta durante a decisão de oferecer os seus serviços dentro de um marketplace ou através de um e-commerce, no qual você tem o controle e responsabilidade sobre tudo que envolve a gestão do negócio.

    Tudo através de uma plataforma a ser administrada por você, em comparação com o ambiente cooperativo do marketplace, que com o pagamento de uma taxa de comissão, o seu negócio passa a ter acesso a uma série de facilidades comerciais.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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