Michael Campos

Como a otimização de conteúdo para pesquisa de voz pode melhorar seus resultados em SEO

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Levando em consideração a situação do país economicamente, e a luta constante para desenfrear o número de mortes por COVID-19, muitos empresários estão investindo cada vez mais nas tendências do marketing para impulsionar seus negócios, principalmente na otimização de conteúdo por pesquisa de voz.

    Conforme a tecnologia avança, novas ferramentas são inventadas e, automaticamente, reflete no dia a dia das pessoas. 

    Como sabemos, um dos principais objetivos da tecnologia é fazer com que a vida das pessoas fique mais fácil. Em outras palavras, é uma opção que pode tornar uma atividade, ou ação, mais prática e eficaz. 

    Os profissionais de marketing, e de comunicação, por sua vez, devem estar sempre antenados com as principais novidades que envolvem a tecnologia.

    Afinal, além de servir como pauta para novos conteúdos, é também uma ferramenta constantemente usada nos trabalhos.

    Nesse contexto, é inevitável não falar sobre a importância da pesquisa de voz que, ao chegar para a sociedade, está se tornando cada vez mais como um hábito, do que uma forma de pesquisar. 

    Além de pessoas comuns realizando, respectivamente, pesquisas comuns, essa nova maneira de pesquisar também está se tornando um hábito para donos de comércio. 

    Isso acontece principalmente pelo fato de que, perder tempo no mundo dos negócios, é perder dinheiro, e a pesquisa por voz consegue otimizar significativamente o tempo dos empresários. 

    Por exemplo, em uma urgência, o dono de negócio consegue pesquisar por “decoração de natal para loja” rapidamente, e logo, terá seus resultados. 

    Na internet, os usuários estão explorando frequentemente essa função, isso porque as pessoas tendem a querer que as coisas aconteçam da forma mais rápida possível no mundo digital. 

    De fato, as pessoas estão com menos tempo para realizar uma pesquisa, e buscar por empresa de brinde”, por exemplo, o usuário espera estar com a resposta mais rápida possível. 

    A prova de que as pessoas querem resultados de imediato, é o fato de que um usuário, ao acessar um site que demora ao menos 10 segundos para carregar uma página, automaticamente ele acaba se desinteressando pelo conteúdo. 

    Exemplificando, se o seu site trabalha com mochilas personalizadas, procure otimizar todas as páginas para que você não perca vendas. 

    Nesse contexto, a pesquisa por voz está sendo utilizada cada vez mais pelas pessoas e, para os analistas de marketing, é uma ferramenta que pode ser aproveitada de muitas maneiras, principalmente para melhorar os resultados em SEO (Search Engine Optimization). 

    As diferenças entre a pesquisa tradicional, e a de voz

    Diferente da pesquisa tradicional, temos uma praticidade ainda maior quando realizamos um levantamento de dados por um comando de voz. Além da praticidade, a pesquisa por voz também consegue ser mais fácil que a tradicional, afinal, basta falar o que deseja achar. 

    Podemos pontuar também o tempo que é levado para fazer uma pesquisa tradicional. Nesse momento, a pessoa além de tirar o smartphone, precisa de um tempo para digitar o que procura. 

    A pesquisa por voz tende a ajudar muitas pessoas, principalmente as que têm mais dificuldade para navegar na internet. 

    Ou seja, a pesquisa pode ser por um adesivo impresso, dependendo do caso, a pesquisa tradicional pode demorar até alguns minutos para ser realizada por essas pessoas que têm mais dificuldades, portanto, essa tecnologia torna a internet sim, mais acessível. 

    Otimização de conteúdo na prática

    Como podemos imaginar, para ter uma presença digital, é preciso estar conectado com o público-alvo. No entanto, isso não basta para garantir o sucesso de um negócio digital. 

    Entender o público-alvo

    É preciso estar conectado às pessoas de forma estratégica, para isso, é preciso inicialmente saber as particularidades dos usuários que estão por trás da pesquisa. Nessa parte, é necessário entender o perfil do público-alvo. 

    Entender a intenção do usuário

    Em seguida, é preciso saber a intenção do usuário. Normalmente, os momentos mais comuns para realizar uma pesquisa por voz é quando a pessoa está precisando de uma informação específica, e urgente. 

    Desse modo, após entender a intenção do usuário, é preciso disponibilizar as respostas de forma estratégica. Logo, o algoritmo do Google entenderá que o seu site está apto a estar entre os primeiros resultados. 

    Palavras-chaves em cauda longa

    As palavras-chaves em cauda longa, por sua vez, também são bastante utilizadas pelos usuários. Desse modo, é importante que, ao otimizar os conteúdos, o responsável pelo site saiba quais as palavras mais usadas pelos usuários. 

    É necessário saber também que, o modo em que as pessoas pesquisam por voz, é totalmente diferente quando buscam por algo digitando. Por isso, você precisa levar esse fato em consideração, ao otimizar seus conteúdos. 

    Google Meu Negócio

    O Google Meu Negócio, por sua vez, também é uma maneira de otimizar os conteúdos dentro de um site. O seu objetivo principal é informar ao Google que a sua empresa está localizada em um determinado local. 

    Os usuários, ao realizar uma pesquisa sobre estabelecimentos que estejam próximos a eles, o Google pode recomendar a sua empresa no mesmo instante. 

    Pense como isso pode ser vantajoso, se a sua empresa é focada em caneca para brinde, por exemplo, você irá ganhar novos clientes facilmente.

    Por fim, não deixe de trabalhar a velocidade do seu site. Executar todas as estratégias de marketing é essencial para impulsionar um site, mas se esse mesmo site não tiver velocidade para carregar as páginas, todos os esforços serão em vão. 

    A ascensão da pesquisa por voz

    Até pouco tempo atrás, as pessoas não conseguiam imaginar como um comando por voz seria aplicado em suas principais atividades, muito menos utilizar a voz para realizar pesquisas. 

    Contudo, a pesquisa por voz deixou de ser real nos filmes, e se tornou uma realidade para nós. 

    Podemos dizer que os smartphones são o fator principal para que a pesquisa por voz tenha crescido tanto ultimamente. 

    Por exemplo, na busca por um serviço de digitalização de documentos, o usuário terá rapidamente as melhores opções do mercado para o seu negócio, e isso tudo em um celular. 

    Para se ter uma ideia, realizar pesquisas através dos buscadores presentes nos celulares, se tornou mais comum do que as pesquisas feitas em desktop. 

    Isso é muito decorrente dos empresários, principalmente, que realizam pesquisas do tipo “display customizado”, ou qualquer item que seja útil para a sua loja, ou negócio. 

    Os dispositivos móveis têm a grande vantagem de ser um computador, que ao mesmo tempo se torna um meio prático para se conectar a internet e realizar os levantamentos de dados. 

    Além disso, as pesquisas feitas através de celulares estão ganhando números ainda maiores, se comparado ao uso dos computadores tradicionais.

    Não devemos esquecer de pontuar também que, outro fator determinante para que a pesquisa por voz esteja se tornando um hábito das pessoas, é através do auxílio das assistentes virtuais, como a Siri e a Cortana. 

    Como alguns já sabem, as pessoas estão usando cada vez mais essas assistentes, e isso acontece pelo fato de terem as seguintes vantagens: 

    • Praticidade;
    • Rapidez;
    • Interatividade;
    • Aumento da familiaridade com a tecnologia.

    A seguir, entenda como obter essas vantagens através das técnicas de SEO.

    Papel da pesquisa por voz em SEO

    Resumidamente, o SEO tem o foco principal na forma em que as pessoas procuram por determinados assuntos na internet, ou seja, as estratégias estão voltadas nas escolhas das palavras. 

    Na prática, é preciso saber quais as principais palavras usadas pelos usuários ao pesquisar, para só então, utilizá-las como palavras-chave no mecanismo de busca. 

    Quando se trata do SEO, muitos profissionais ficam em dúvida com a pesquisa por voz, afinal, é usado semântica e o contexto, e não apenas as palavras em si. 

    Contudo, boa parte das pesquisas conseguem resultar em um único resultado, por exemplo, buscar por “assessoria contábil”, tanto por voz quanto por digitação, aparecerá os mesmos resultados. 

    Ao contrário do que muitos pensam, a pesquisa por voz não deve ser considerada como um inimigo do SEO, isso porque é possível adaptar essa nova tecnologia com a estratégia das palavras-chaves. 

    Adaptando a pesquisa por voz de maneira certa ao SEO, é possível enriquecer ainda mais o site. Na prática, há certas ocasiões que os resultados podem aparecer de forma direta. 

    Como exemplo, basta pesquisar a idade de um famoso que, em seguida, aparecerá o site mais adequado com a pesquisa realizada por voz. 

    Na internet, os sites que estão nas primeiras sugestões de busca precisam se sustentar para estarem no topo dos sites. 

    Para fazer isso, o responsável pelo site precisa, além de estudar as principais palavras digitadas, as palavras pronunciadas por voz que irão auxiliar ainda mais para se manter no topo das pesquisas. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade