Michael Campos

Como a inteligência emocional deve ser aplicada no ambiente profissional

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A ideia por trás da inteligência emocional vem sendo trabalhada pelos mais diversos campos sociais, com um destaque em particular para o setor profissional, em busca de ter acesso a melhor qualidade e quantidade de serviço a ser executado por um time de funcionários.

    E isso não se associa a uma força física, conforme pode até ser exigido dentro de um mercado de atividades braçais, tais como um campo de construção, mas sendo algo atrelado principalmente ao destaque mental e emocional.

    Tópicos de importância para o meio profissional, de forma a poder contar com indivíduos que estejam empenhados dentro de suas respectivas atividades. Um tipo de atitude que é vista com relevância por uma empresa em relação aos seus funcionários contratados.

    Sendo assim, um campo de grande valia a ser analisado por uma empresa que atua com o serviço de locação de vans para turismo. No qual os seus motoristas devem ser testados não só em suas habilidades de direção, mas também em sua capacidade em exercer outras funções.

    Como o contato a ser feito com os turistas que irão utilizar tais serviços, sendo preciso ser cordial, além de apresentar outras características capazes de destacar esse profissional.

    Algo que passa pela inteligência emocional de tal funcionário, sendo necessário saber como lidar consigo mesmo, antes de estabelecer algum tipo de conexão com outras pessoas. O que é essencial para quem pensa em trabalhar com o público.

    Podendo ser o caso de um restaurante, onde além do sabor dos seus pratos, é necessário contar também com um serviço de atendimento de qualidade.

    Atributos que seguem sendo válidos até mesmo para quem atua com um sistema delivery online, por exemplo, já que os entregadores desse estabelecimento acabam por exercer uma função similar a de um garçom, sendo responsáveis por representar a empresa.

    E para que tal situação positiva seja confirmada, é essencial para uma companhia, assim como para os seus profissionais atuarem ao lado de um conceito em particular, que é o caso da citada inteligência emocional.

    Inteligência emocional: Conhecer melhor a si mesmo

    Cada pessoa lida com as suas características próprias, o que acaba por criar o cenário social amplo ao qual convivemos hoje, com pessoas de comportamentos diferentes e ideias distintas, com essas distinções sendo importante pela multiplicidade cultural.

    Tudo ao levar em conta origens diferentes que se associam entre si, criando assim o campo sociocultural disponível. O mesmo tipo de diferenças que levam a criação de mercados de fontes variadas, contando com qualquer tipo de expectativa a se apresentar na sociedade.

    Na mesma medida em que perfis profissionais distintos que também acabam surgindo, chegando assim a uma pluralidade na qual uma gestão de frota de veículos leves pode necessitar, incluindo nesse caso a presença de motoristas e de gestores financeiros.

    Além de muitas outras profissões que podem ser necessárias para que tal companhia possa se destacar no mercado, contando com diferentes funções a serem executadas dentro desses negócios, de forma também a responder aos anseios de públicos diversos.

    Sendo importante conhecer os principais perfis sociais, para assim permitir com que uma empresa contrate pelos profissionais que melhor se adequa ao alinhamento de uma companhia, que necessita de perfis distintos para otimizar seus resultados conquistados.

    Mas assim como é importante conhecer melhor sobre o perfil daqueles ao seu redor, é essencial para alguém compreender as motivações de uma pessoa em particular, nesse caso a si mesmo. Um autoconhecimento que pode levar a diversas melhorias pessoais.

    Campo a ser conquistado por meio do conceito de inteligência emocional. Uma ideia que parte da psicologia para explicar o processo de conhecer de forma profunda como os seus sentimentos podem ser essenciais para a criação da sua personalidade.

    Procedimento que também pode se estender para entender melhor as pessoas ao seu redor, o que faz com que essa concepção seja importante para qualquer tipo de negócio, tal como uma empresa de içamentos, que deve conhecer bem todos os públicos.

    Em algo que se expande tanto para os clientes a serem abordados, como também para os profissionais que devem ser contratados. De uma forma geral a inteligência emocional trata-se do processo de saber como reconhecer e lidar com os seus sentimentos.

    Algo de grande utilidade para o meio profissional, de forma a permitir não só que alguém possa se destacar dentro de suas funções, mas também conseguir lidar melhor com seus colegas, assim como aos funcionários a serem liderados dentro de um projeto.

    Sendo possível destacar certos objetivos conquistados pelo meio profissional ao trabalhar junto da ideia de inteligência emocional. Entre esses benefícios é válido destacar:

    • Comunicação efetiva;
    • Habilidade de trabalhar em equipe;
    • Saber lidar com conflitos;
    • Controle de ansiedade;
    • Saber lidar com situações estressantes;
    • Engajamento otimizado.

    Uma série de vantagens que podem fazer com que uma companhia consiga até mesmo alcançar melhores resultados em seu mercado, ao contar com o empenho de profissionais em funções distintas, como até mesmo na configuração de servidor de entrada de um sistema.

    Sendo importante conhecer a si mesmo, para a partir disso conseguir se concentrar em suas atividades profissionais.

    Práticas ligadas a inteligência emocional

    Em qualquer área profissional é essencial contar com o empenho total de um time, de forma a auxiliar uma companhia a alcançar qualquer tipo de objetivo que tenha sido traçado pela sua gestão.

    E para se ter sucesso nesse sentido é importante estar atento ao conceito de inteligência emocional, já que ele pode levar a uma otimização do próprio profissional consigo mesmo, permitindo com que ele possa se destacar dentro do seu ambiente de trabalho.

    Um tipo de performance que pode ser alcançada a partir das seguintes características envolvidas com esse conceito emocional, como:

    Lidar com sua autoconsciência

    Para que um líder consiga gerenciar bem a sua equipe ele deve conhecer as principais características do seu time, mas antes disso ele precisa conhecer a si mesmo. Recorrendo a sua autoconsciência para conhecer seus pontos fortes e fracos, para então lidar com eles.

    O mesmo tipo de conceito trabalhado pelo autodiagnóstico usado por um computador, podendo trazer grandes benefícios até mesmo para uma empresa de outsourcing de ti empresas.

    Trabalhar suas emoções negativas

    Nem todas as características de um profissional são positivas, sendo importante saber como lidar com tais sentimentos para assim impedir que qualquer tipo de problema pessoal não atrapalhe a sua performance no trabalho.

    O que pode englobar sensações constantes de raiva, desgaste ou até mesmo indiferença, que além de prejudicar suas funções profissionais, podem também perturbar a sua vida pessoal.

    Ser pragmático

    Para a elaboração de projeto de terraplenagem assim como em muitas outras atividades, é preciso contar com um certo controle emocional, em busca de tomar soluções certeiras para qualquer que seja a sua atividade profissional., sem nenhum descontrole emotivo.

    Adotar uma psicologia positiva

    De forma a manter uma imagem positiva não só no mercado como consigo mesmo, é importante recorrer a uma psicologia positiva. Técnica que lida com a adoção de atitudes positivas, tendo uma visão mais alegre ou otimista para diferentes conceitos.

    Praticar a empatia

    E dentro da psicologia positiva uma ação específica pode alcançar uma posição positiva, tal como a prática de empatia. Sendo importante ser um excelente ouvinte de forma a tornar possível o ato de se colocar na mesma posição que as pessoas ao seu redor.

    Um tipo de atitude que pode fazer com que um profissional consiga se relacionar melhor com a sua equipe de colegas dentro de uma empresa de consultoria ambiental.

    Desenvolver sua capacidade de persuasão

    Ter um certo controle emocional permite até mesmo que um indivíduo consiga também ter um melhor domínio sobre a situação em que se encontra, desenvolvendo assim uma certa capacidade de persuasão.

    Algo de valor para uma companhia que lida com as expectativas do seu público, em busca de conquistar novos clientes, por exemplo.

    Aprimorar sua comunicação

    E para praticar esse conceito de persuasão, é importante ter um boa capacidade comunicativa, seja para falar com as pessoas ao seu redor ou com os clientes a serem conquistados por algum tipo de empreendimento.

    Uma série de características que podem ser de grande valor dentro do meio profissional, sendo assim atributos que devem ser trabalhados pelo próprio campo ocupacional, sendo necessário a uma empresa saber como estimular isso, através de um ambiente harmonioso.

    Isso além de muitas outras práticas que ao serem trabalhadas pelo seu campo emocional, podem fazer com que um profissional consiga destacar em suas funções no mercado de trabalho, seja qual for tal cargo ou área de atuação.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade