Michael Campos

Cliente reclamando do preço? Entenda os motivos!

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    O mundo dos negócios é bastante dinâmico e volátil, e se tem uma coisa que sempre é possível encontrar, é um cliente reclamando do preço do seu produto ou serviço. Embora seja algo comum de se ver, é preciso se atentar para caso aconteça com muita frequência.

    Isso acontece com qualquer tipo de negócio e constantemente é preciso realizar análises junto com a sua empresa para ter certeza se ela está cobrando preços muito exorbitantes ou se apenas é por causa de uma alta no mercado ou até mesmo na produção dos itens.

    Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar como fazer para entender as reclamações dos clientes, como ouvi-los e utilizar isso como um bom feedback para melhorar os serviços da sua empresa e como fazer para diminuir o número de reclamações.

    Seja na instalação de ar condicionado comercial ou até mesmo na venda de serviços logísticos, sempre terá uma parcela de clientes que estará insatisfeito com os valores cobrados pela sua marca pelos mais variados motivos.

    Alguns podem acreditar que não se oferece o nível de qualidade e atendimento necessário para justificar o preço, já outros podem argumentar que é um valor muito alto para o que a necessidade dele demanda. E todas essas reclamações são válidas.

    Porém, mesmo quando o assunto for limpeza caixa d água preço, é preciso estar atento. Quando as reclamações ultrapassam aquele nível considerado aceitável e normal, é porque alguma coisa a sua empresa pode estar fazendo errado, e esse é o sinal para a mudança.

    Pense que os clientes são o que movem a empresa, e um alto nível de reclamações e queixas demonstram um alto nível também de insatisfação. E clientes insatisfeitos deixam de comprar, o que pode impactar muito negativamente a sua marca.

    E lembremos que mesmo quando o foco da marca for a venda de bolsa térmica fitness, quando muitas pessoas estão insatisfeitas pode gerar até mesmo problemas com a imagem da empresa, alegando que a mesma não se preocupa com o que o cliente pensa.

    Todos esses fatores podem ser ainda mais agravantes caso a sua empresa ainda seja pequena ou você seja um microempresário, pois sabemos que os preços são fundamentais para consolidar o seu negócio no segmento de mercado.

    Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar algumas maneiras de conseguir ouvir seus clientes e tirar algo bom das suas reclamações, fazendo com que a sua marca tenha sucesso ao adaptar o preço para seus serviços de inspeção de instalação elétrica.

    Como lidar com o cliente?

    Sabemos que muitas vezes pode ser bastante difícil lidar com as vontades e gostos dos clientes, afinal a sua empresa necessita de um certo valor dos seus produtos no mercado para continuar competitiva e lucrando, para que assim continue na ativa.

    É totalmente compreensível que as empresas muitas vezes não possam deixar os valores muito abaixo. Existe o preço de produção, mão de obra, muitas vezes importação e ainda, em cima de tudo isso, é preciso lidar com o fato que ela tem que lucrar sobre todo esse trabalho.

    Porém para a sua empresa de elaboração de projeto de terraplenagem é preciso certa flexibilidade quanto ao que ela quer, precisa e como ela pode oferecer isso aos seus clientes, portanto sempre que for ouvir o que o cliente tem a dizer, tenha em mente que:

    • Insatisfação reflete algum espectro da sua marca;
    • É preciso ouvir atentamente;
    • É possível contornar as objeções;
    • Nunca diga que o cliente está errado.

    Com esses princípios em mente, se torna muito mais simples de conseguir lidar com seu cliente pelo simples fato de que a empatia será o pilar da negociação e a preocupação da sua empresa em agradar e mostrar o cliente que se importa com o que ele diz.

    Portanto, durante o processo de venda do seu capacho personalizado para comprar, algumas medidas podem ser tomadas para contornar a situação quando o cliente reclama do preço. Confira logo abaixo.

    Mostre o porquê o valor é alto

    Discutir com o cliente nunca será o melhor caminho, nem mesmo é aconselhado. Isso pode causar certa aversão dele pela marca, inclusive parecendo que a sua empresa não entendeu o que ele disse ou simplesmente prefere não entender.

    Quando alguém disser que está cobrando caro pelo preço de seus produtos, concorde. Acredite, isso não é o fim da negociação, muito pelo contrário. É possível não só convencer mas também mostrar para os clientes o porquê é cobrado esse preço.

    Em outras palavras, descreva para o cliente como é o processo de produção do seu produto ou por que o seu serviço de fachada em pele de vidro, por exemplo, é alto. O que faz com que ele seja elevado, o que sua marca oferece e como ela pode ser mais atrativa do que a concorrência.

    Dê garantias ao cliente que o produto ou serviço não irá causar problemas, mostre como o processo é difícil e como a empresa está se esforçando ainda para deixar um preço que, mesmo alto, ainda é aceitável frente a enorme quantidade de funcionalidades e benefícios que traz.

    Por fim, mas não menos importante, mostre resultados e benefícios, não apenas promessas. Isso irá atingir certos gatilhos mentais da pessoa e ela não só entenderá o processo como pode acontecer de valorizar mais a sua empresa.

    Mostre gratidão pelo feedback

    Infelizmente muitas empresas acreditam que as reclamações dos clientes são infundadas e que eles sempre reclamam de tudo. Isso é um dos maiores erros que pode ser cometido por uma organização, mesmo para aqueles que trabalham com capa térmica para piscina sob medida.

    Quando se agradece pelo feedback, a atitude pode desarmar toda aquela raiva ou desgosto que o cliente pode estar sentindo, mudando a maneira como ele se comporta e até mesmo como argumenta com a sua empresa.

    Mostre que está ouvindo e demonstre gratidão pela reclamação, afinal a grande maioria dos outros clientes apenas irão para outra empresa comprar outro produto e, esse em especial, está dedicando tempo e energia para alertar a sua marca e demonstrar a sua insatisfação.

    Em outras palavras, a sua organização não deve utilizar a crítica do seu cliente como algo para se enfurecer ou para desconsiderar, e sim como uma excelente oportunidade para melhorar os serviços que a sua empresa disponibiliza.

    Mantenha sempre a calma

    Embora ninguém goste de acordar pela manhã e já ter aquela discussão nas primeiras horas, é normal que o conflito exista, e muitas vezes ele é necessário para se chegar a novas ideias, formas de lidar com as situações e até mesmo para melhorar o que já existe.

    Lidar com as reclamações de seus clientes quando se está nervoso pode ser extremamente prejudicial para a marca e para o consumidor, isso porque pode acontecer de ele ficar mais irritado ou até mesmo da pessoa que os atende não conseguir transparecer tal calma.

    É normal do ser humano se defender quando se sente ameaçado e, ao ser acusado de algo, pode acontecer de acusar o cliente de que o mesmo está errado e isso pode gerar situações desconfortáveis e que podem não ter volta.

    Ouça todos os detalhes

    Quando se pensa em atendimento ao cliente, é preciso ouvir tudo que ele tem a dizer e, quando se faz isso, se torna mais simples de procurar uma solução alternativa e que ajude o mesmo a ter o seu problema resolvido e, nesse caso, é o preço elevado.

    Não estamos falando que isso pode resolver a situação para sempre, mas pelo menos naquele momento mais inflamado seja o necessário para não criar uma fúria no cliente, contornando da melhor maneira possível até o momento.

    Claro que é preciso, depois do atendimento, seguir um certo planejamento para ajustar o que a empresa pode oferecer com as reclamações do cliente, portanto esteja sempre atento.

    Considerações finais

    O texto de hoje mostrou como é importante entender os motivos das reclamações dos clientes e ensinou algumas maneiras de contornar a situação e utilizar a insatisfação deles pelo alto preço de forma positiva e que traga bons resultados para sua organização.

    Quando a sua marca mostra que está preocupada com as reclamações e que está se mobilizando para melhorar a experiência do cliente, não só o número delas diminui, como também o cliente aumenta a confiança na sua empresa, aumentando também a chance de fidelização dela.

    Portanto, saiba ouvir todas as críticas e utilizá-las a favor de sua empresa, aproveitando ao máximo o que o cliente diz e otimizando ao máximo seus serviços, mostrando a concorrência que vale a pena ouvir os clientes e que errar faz parte do processo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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