Nesta era de competição acirrada, tornar seu negócio visível é a chave para o sucesso. As pessoas estão dispostas a trabalhar com empresas e marcas das quais já ouviram falar, em vez de marcas sem nome. É por isso que tornar-se conhecido é o objetivo principal de todas as técnicas de marketing.
No entanto, há um grande problema com isso. Veja, é quase impossível para novos negócios obterem reconhecimento internacional. Isso porque as empresas multinacionais estabelecidas já estão ocupando os primeiros lugares. Ninguém pode entrar em suas fileiras porque isso requer uma quantidade absurda de tempo e dinheiro.
No entanto, qualquer pessoa pode aumentar a sua visibilidade no seu ecossistema local. Agora, a definição de “local” é subjetiva. Dependendo do tamanho e alcance do seu negócio, pode referir-se a uma única cidade, província, estado ou até mesmo a um país inteiro.
Ao fazer SEO local, as empresas podem garantir que apareçam nos resultados de pesquisa com base em sua localização. Dessa forma, as pessoas próximas podem conhecer e fazer negócios com eles.
Como otimizar para visibilidade local
Aqui estão algumas coisas úteis que você pode fazer para otimizar sua visibilidade local online.
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Configure um perfil GMB
GMB significa Google Meu Negócio. Este é um perfil especial que você pode criar no Google e aparecerá nos resultados da pesquisa se o nome da sua marca for pesquisado.
No desktop, o perfil aparece no lado direito da tela, enquanto no celular ele aparece na parte superior central, antes de todos os outros resultados.
Um perfil do GMB mostra os seguintes dados sobre sua empresa.
- Nome comercial
- Endereço
- Informações de contato
- Avaliações do Google
- Horário e dias úteis
- Links para site e mídias sociais
Todas essas informações estão disponíveis diretamente nos resultados da pesquisa. Os usuários não precisam abrir nenhum link ou visitar nenhum site para obtê-lo. Você pode responder aos comentários dos clientes e atualizar o restante das informações sempre que precisar.
A vantagem do GMB é que as pessoas que pesquisarem sua marca ou serviços semelhantes a ela verão o perfil e ficarão sabendo dele. Se você tiver boas críticas e classificações, sua reputação aumentará e você aparecerá em mais negócios locais resultados da pesquisa.
Como tudo isso se relaciona com o SEO local? Bem, os perfis do GMB geralmente são mostrados quando o pesquisador está na mesma região da empresa. Assim, só por ter um perfil no GMB, você começará a aparecer em mais buscas locais e, por extensão, melhorará sua visibilidade.
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Ajuste palavras-chave baseadas em localização
Basta ter um GMB não basta, você também precisa ter um site. Sem um site, você não terá nada que possa aparecer nos resultados de pesquisa. Portanto, um site é necessário.
O site precisa ter conteúdo que os rastreadores possam verificar em busca de palavras-chave. Isso porque as palavras-chave são a espinha dorsal de todo SEO. Eles são usados para verificar coisas como:
- Intenção de pesquisa
- Relevância do conteúdo
- E quais pesquisas mostrar o conteúdo
O ajuste adequado de palavras-chave e o conteúdo de suporte classificaram suas páginas da web em uma posição elevada nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Quanto mais alta for sua classificação, mais visibilidade você terá.
Porém, palavras-chave têm concorrência, afinal, serviços semelhantes competirão para aparecer nas SERPs pelo mesmo tipo de palavra-chave. Assim, as marcas estabelecidas há muito tempo, com milhões de clientes em todo o mundo, sempre conquistarão as empresas mais novas.
É por isso que é melhor usar uma versão local da palavra-chave. Por exemplo, a palavra-chave “Sapatos de camurça” é um termo muito geral pelo qual inúmeras marcas irão competir. Em contraste, “Sapatos de camurça na Itália” é um termo localizado pelo qual apenas as empresas italianas competirão. Você pode dar um passo adiante e ajustar palavras-chave relacionadas à sua cidade, ou seja, “Sapatos de camurça em Milão”, que terá ainda menos concorrência.
Portanto, usar palavras-chave locais garante que sua marca apareça nas pesquisas importantes.
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Forneça ofertas especiais com base na região
Uma ótima maneira de garantir que você apareça nos resultados da pesquisa local é fornecer ofertas específicas para cada região em que você atua. Por exemplo, se você estiver operando em três cidades, poderá criar ofertas específicas para cada cidade.
Dessa forma, todas as pesquisas originadas nessas regiões mostrarão as ofertas especiais específicas para elas. Você também pode tornar seu site dinâmico e adicionar uma função onde ele verifica a área/região da solicitação recebida usando seu Localização IP. Em seguida, mostre apenas o negócio associado a essa região.
Você pode consultar CDNs (redes de distribuição de conteúdo) para facilitar esta função. CDNs são apenas servidores que armazenam uma cópia dos dados do site e estão situados mais perto do cliente, portanto, há menos latência e o conteúdo carrega mais rápido. Certifique-se de que sua configuração de DNS esteja correta, caso contrário, seus CDNs não funcionarão. Você pode fazer isso usando um Ferramenta de pesquisa de DNS.
Isso melhora suas taxas de conversão porque somente pessoas com potencial para serem seus clientes encontrarão e visualizarão seu site.
Essa abordagem é mais útil se você fornece serviços em vários países e oferece ofertas especiais com base nisso. Afinal, não faz muito sentido fornecer negócios específicos para cidades específicas, a menos que seu negócio dependa de alguma infraestrutura/recurso exclusivo disponível apenas em cidades selecionadas.
Conclusão
Então, é assim que você pode aumentar a visibilidade do negócio local com técnicas avançadas de otimização. O principal a lembrar é usar o perfil do Google Meu Negócio, usar palavras-chave locais e fornecer ofertas especiais com base na região. O mais importante aqui é o GMB, pois contém avaliações e classificações, portanto, certifique-se de ter uma avaliação positiva e boas avaliações para obter mais exposição.