O social selling é um formato que tem ganhado muito espaço entre as empresas, utilizando o sucesso das redes sociais para conseguir resultados mais expressivos para suas negociações e ampliando seu potencial de conversão.
O mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado, tornando muito mais comum a utilização de ferramentas digitais, como um balão de propaganda em sites.
Com as melhorias em relação à internet móvel e a capacidade cada vez maior dos smartphones trabalharem com a rede, houve um aumento significativo no período em que o usuário comum fica conectado.
De todo esse período, a maior parte é utilizada em alguma rede social, plataformas de interação onde o usuário pode se conectar com amigos, familiares, pessoas com gostos em comum e até mesmo diretamente com as empresas de consultoria contábil.
As redes sociais são um fenômeno em todo o mundo, atraindo todos os dias milhões de usuários que podem se tornar potenciais clientes se a empresa souber aplicar suas estratégias de marketing corretamente nestes locais.
Isso porque as redes sociais não são plataformas de vendas, e uma ação mais incisiva pode acabar prejudicando a imagem da empresa. O ideal é aproximar-se de maneira natural e oferecer uma experiência de qualidade para estes consumidores.
O social selling é o caminho ideal para as empresas conseguirem efetivamente conversões usando as redes sociais.
Esta é uma importante ferramenta de prospecção, onde a empresa avalia e começa relacionamentos com potenciais consumidores de um sistema comercial nas redes sociais.
Diferente do social marketing, que é a plataforma de marketing nestas redes, o social selling tem o objetivo direto de vender, mas entende que a abordagem deve ser diferente de outros canais de comunicação.
Por conta disso, muitas estratégias de social selling estão vinculadas a comunicação e a interação com o consumidor, aproximando-o de seu próprio perfil para ganhar mais confiança em suas ações.
Esse tipo de abordagem não tem pressa para fechar vendas, trabalhando calmamente na construção de uma relação real com o consumidor usando as ferramentas das redes sociais, como:
- Compartilhamento de publicações;
- Interação em grupos segmentados;
- Curtidas e engajamento;
- Comentários em publicações específicas.
Todas estas ações acabam aproximando o cliente e a marca, fazendo-o interagir de forma mais efetiva, tornando-se mais do que um cliente de sua empresa de software, e sim um parceiro da marca, que gosta e confia no que você tem a oferecer.
Esse tipo de interação é muito importante para que a empresa consiga guiar seus leads para cada uma das etapas do funil, atraindo-o para mais perto de uma negociação. Além disso, trata-se de um formato que ainda tem muito espaço de mercado.
Muitos empreendedores ainda têm o pensamento de que as redes sociais não servem para trabalhar com vendas. Por conta disso, estas pessoas acabam deixando de lado o trabalho de base que pode ser realizado aqui.
Isso acaba abrindo novas oportunidades para as empresas que entendem o potencial da nova tecnologia e acabam aplicando suas ações de marketing digital dentro das plataformas de um curso de aeromoça online, conquistando um engajamento muito maior.
A importância do social selling
A verdade é que toda venda é um processo social. Não importa o segmento que você atue, ou o canal de comunicação escolhido para efetuar a venda, o processo é sempre uma relação entre duas pessoas.
A grande diferença que a tecnologia trouxe nesse processo não muda sua base, mas traz muito mais velocidade para esse tipo de interação, sobretudo com a comunicação rápida e expressiva das redes sociais.
O mundo vive atualmente uma era de informação, onde o acesso a dados importantes pode ser conquistado em alguns minutos com um aparelho de telefonia móvel nas mãos.
Por conta disso, as empresas de sistema de gestão empresarial tiveram que entender e se adaptar.
O perfil reativo do consumidor, que senta e espera as propagandas chegarem até ele e eventualmente faz algum negócio, ficou completamente no passado. Em seu lugar veio um cliente mais exigente, que espera uma comunicação mais assertiva.
Hoje, o usuário busca construir uma relação com a marca antes de comprar um determinado produto ou serviço, para que o faça com consciência de que ele receberá exatamente o que estava esperando com sua companhia.
Ao atrair o consumidor com um contato verdadeiro, você consegue passar da barreira básica da internet de que todo o atendimento é automatizado, muitas vezes feito por robôs. A interação nas redes permite que você busque alternativas para lidar com isso.
Vantagens do social selling
Agora que você entende um pouco mais sobre o social selling, é importante entender seus benefícios para aplicar com assertividade estes elementos em seu fornecedor de software, buscando sempre resultados mais positivos.
Vale lembrar que cada empresa é única, e pode ter resultados completamente diferentes de outras companhias do mesmo segmento, ainda que esteja usando as mesmas técnicas de engajamento com o público.
Diante disso, é muito importante que você opte por adaptar a estratégia a sua realidade, identificando qual será o foco de suas ações e que benefícios está buscando dentro de suas possibilidades com o segmento.
Melhora o relacionamento consumidor e marca
Esta é uma das principais bases de relacionamento que podem ser otimizadas com o social selling. Isso porque quanto mais o vendedor se comunicar direta e abertamente com o consumidor, mais confiança ele gera.
Com isso, é possível aplicar técnicas de marketing com muito mais funcionalidade, como o e-mail marketing, por exemplo. Essa estratégia, que foi muito prejudicada pelo uso de spam, acabou voltando à atividade com esse movimento.
Isso porque o cliente não deletará sem ler um e-mail que foi recebido de uma pessoa da qual ele tem um relacionamento e confia. Esse tipo de ação é ótima para fortalecer laços e ampliar possibilidades.
Novas oportunidades de negócios
O trabalho nas redes sociais abre muitas portas. Isso porque sua interação com outros usuários acabará chamando a atenção de outras pessoas, muitas das quais podem fugir de seu público-alvo.
Isso significa que estas pessoas não teriam a mesma oportunidade de se comunicar com sua empresa e criar uma relação sem o advento das redes sociais. Esse tipo de interação pode ser trabalhada ativamente pela equipe de vendas.
A longo prazo, você terá uma série de consumidores interessados pela marca, constantemente nutridos de informações relevantes e que podem ajudar a entender e encontrar suas possibilidades de engajamento.
Para isso, é preciso que sua equipe seja muito bem treinada para usar as redes sociais e mostrar-se uma força de resolução, eliminando problemas e dificuldades que os consumidores possam vir a ter.
Este é um dos principais meios de ganhar a confiança do público, aumentando ainda mais suas oportunidades de negócio com adesivos industriais.
Diminui o ciclo de vendas
A comunicação direta pode ser uma das principais maneiras de diminuir o ciclo de vendas de sua empresa. Isso porque esse diálogo acaba eliminando uma série de etapas de engajamento, garantindo um interesse maior pelo que você tem a oferecer.
Além disso, os vendedores já conhecerão melhor os potenciais clientes, uma vez que estão constantemente em comunicação. Isso significa que saberão onde e quando falar para conseguir garantir a conversão.
As abordagens criadas pelo social selling costumam ser muito mais efetivas, em parte porque você já sabe o que o cliente espera e como sua empresa pode agir a respeito para garantir esse tipo de estrutura.
Redução de CAC
A métrica conhecida como Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, representa o quanto a empresa gasta para conseguir uma venda. Normalmente, esse processo calcula todas as ações de marketing utilizadas para esse fim, o pagamento de funcionários e outros custos.
Dentro do social selling, você consegue eliminar uma série destes custos para focar-se na comunicação entre o vendedor e o cliente, o que acaba garantindo um resultado melhor a longo prazo para sua empresa.
A lucratividade de uma venda é a representação do retorno sobre o investimento, e quanto menor for o custo para garantir o cliente, maior é essa margem.
Considerações finais
O social selling é uma estratégia que cada vez mais tem rendido resultados positivos. Esse tipo de interação permite que você consiga trabalhar com muito mais efetividade, garantindo mais vendas para seu negócio.
Portanto, é fundamental saber como aplicar a estratégia com qualidade, garantindo que suas ações de comunicação com o consumidor terão os resultados que está buscando de forma natural e otimizada.
Esse processo ajuda a colocar sua empresa em uma posição de liderança no mercado, muitas vezes destacando-se não só em seu segmento de atuação, mas no conceito geral.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.