Michael Campos

Aprenda o que é SERP e qual a sua importância

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    Para que o seu site alcance o engajamento e reconhecimento almejado, é preciso ter atenção a uma série de fatores que podem estar associados ao mesmo, como conteúdo postado junto a suas configurações. O SERP é outro ponto a ser otimizado.

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    Acontece que poucos são os usuários a conhecer todos esses tipos de particularidade, achando que só é necessário produzir um bom conteúdo para se destacar nas redes. Óbvio que esse é o ponto principal, porém existem outras questões a serem observadas.

    Afinal, é preciso se certificar de que esse conteúdo de fato irá chegar ao alcance dos usuários, fazendo com que eles reconheçam a qualidade do mesmo, criando dessa forma uma relação de prestígio com a pessoa responsável por essa produção digital.

    Algo válido tanto para quem busca divulgar o seu curso de capacitação online, sua página de receitas na internet ou até mesmo os serviços especializados de uma indústria. Pois independente da origem do conteúdo, pessoal ou comercial, ele precisa de boa estrutura.

    Tudo a permitir com essas páginas virtuais recebam o reconhecimento necessário para que os seus projetos alcancem os resultados esperados. Podendo a levar um aumento dos clientes em uma loja ou no percentual de seguidores de um influenciador digital.

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    Em ambos os casos, é preciso ter uma boa relação junto ao seu público, com conteúdos qualificados, que cheguem até os olhos dos usuários na internet. Ainda mais diante da alta competitividade que se encontra dentro desse cenário virtual.

    Pois se de um lado essa expansão digital permite hoje com que um usuário pesquise diretamente do seu celular sobre os melhores serviços de diarista na sua região, essa ampliação acaba também por expandir o ambiente competitivo no mercado.

    Com todo tipo de produto ou serviço sendo possível de se encontrar na internet, assim como sua variedade de modelos e de marcas que trabalham com esse tipo de serviço, expandindo o espírito competitivo entre essas empresas.

    Mas para que o seu perfil consiga se destacar dentro desse ambiente cada vez mais amplo, é necessário conhecer todos os sistemas e estratégias que estão relacionados à presença do seu site na internet, como é o caso do chamado SERP.

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    Ao que se refere o SERP?

    O SERP (Search Engine Results Page) é um sistema que lida com a página de respostas dentro de um serviço de buscas, ou seja, os resultados que surgem na tela principal, sempre que um usuário pesquisa por algum termo ou frase específica.

    A fazer com que sempre que alguém digite no seu buscador por “empresa administradora de condomínios” ele seja direcionado a uma página repleta de resultados, com o nome de diferentes companhias que trabalham com esse tipo de serviço.

    Mas não é como se isso acontecesse de forma aleatória, pelo contrário. Os sistemas de busca operam com programas conhecidos como crawlers, que analisam diversos sites disponíveis na internet, com o intuito de encontrar os melhores resultados.

    Para que o seu site consiga se destacar entre as opções, de preferência entre as primeiras respostas, é preciso observar uma série de ativos e configurações relacionadas ao seu endereço virtual, por meio de outra sigla importante: SEO.

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    O SEO (Search Engine Optimization), Otimização dos Mecanismos de Busca em português, é um conceito relacionado a forma com que um site é visto pelos sistemas de busca, a ponto de colocá-lo nas melhores posições junto ao SERP.

    Logo, está clara a relação entre esses dois sistemas, a serem responsáveis pelo tipo de resposta que alguém encontrará enquanto navega no computador, celular, ou qualquer aparelho com acesso à internet.

    No caso do SERP, existem diversas aplicações a serem observadas, como na forma com que o endereço do seu site pode aparecer na página de resultados, principalmente junto do Google, o buscador mais acessado da internet.

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    Nesse sentido, existem diferentes formatos a entrar em destaque, como:

    • Featured snippets (trecho do conteúdo do site);
    • Google Imagens;
    • Google Shopping
    • Box de notícias (chamada e imagem de uma notícia);
    • Anúncios do Google Adwords;
    • Pesquisas relacionadas (questões similares feitas pelo público).

    Uma série de opções com que uma empresa que trabalha com terceirização em TI deve considerar, configurando o seu site para que ele possa se destacar em uma ou mais opções citadas, tornando-o em algo a ser visto pelo público que pesquisa por algo associado.

    Até porque os títulos a aparecer nas primeiras opções são aqueles a receberem um maior número de acessos, tanto pela praticidade ao usuário, como também pelo sentimento de prestígio que esse espectador pode ter em relação aos resultados disponíveis.

    Dessa forma, uma página acaba por ter um maior destaque em relação aos seus concorrentes, através da configuração SEO desse site, que analisa uma série de elementos conectados aos mesmos.

    Além das estratégias de conteúdo e de SEO, também é possível alcançar melhores posições no SERP por meio de links patrocinados. Algo a ser conquistado junto da compra de anúncios, sendo um dos formatos do próprio Google Ads.

    Através disso, é possível associar o seu link a uma conjunção de termos, como um sistema de gestão para bares e restaurantes para quem busque por variações como sistemas para restaurantes, entre outras combinações.

    Diante disso, para se conquistar um bom posicionamento na internet, é importante adotar diferentes estratégias que possam melhorar o seu destaque nesse cenário digital.

    Maneiras de otimizar o seu SEO

    Para que o seu site tenha uma boa visibilidade pelos programas de busca, é preciso adotar práticas similares ao processo de tornar a sua página na internet atraente aos usuários, porém de forma complexa, com sistemas a serem analisados pelos softwares de busca.

    Entre essas estratégias é possível citar:

    Boa navegação

    Um site de navegação intuitiva pode fazer com que os usuários tenham uma melhor experiência ao acessar ele. Essa questão também é analisada pelos mecanismos de busca, dando preferência a plataformas que se destacam nesse sentido.

    E isso está além da estrutura do site, como também na forma com que um conteúdo está ali disponibilizado. Com a separação em parágrafos, títulos e subtítulos.

    Uso de palavras-chave

    A utilização de palavras-chave é essencial para que sua página seja encontrada pelos programas de busca, fazendo com que sempre que um termo ou frase específica seja pesquisado, o site possa surgir como uma das opções relevantes.

    Contudo, é preciso ter certo cuidado ao usar uma palavra-chave em excesso no seu texto, pois o programa de busca por indicar essa prática como algo fora das regras impedindo que o seu perfil digital apareça no SERP.

    As configurações em relação às palavras-chave também devem analisar o objetivo do seu site, para quem alguém em busca de informações sobre os horários do seu voo, não seja direcionado a um curso sobre aviação comercial, ao existir uma ligação entre os assuntos.

    Link building

    Junto das palavras-chave o uso de links externos pode trazer bons resultados para o seu site, criando uma sistema de prestígio ao mesmo, a partir da relevância de ser indicado por outros sites, que possuem certa visibilidade nas redes.

    Velocidade de carregamento

    A experiência do usuário em um site conta muito quando se pensa na posição que ele terá no rankeamento de pesquisa, e nisso pode ser englobado a velocidade com que o mesmo carrega no dispositivo do usuário.

    Nesse sentido, é importante trabalhar com um site leve e responsivo, que se adapte ao dispositivo usado nessa navegação, a permitir com que esse indivíduo interessado sobre as aplicações de um sistema de automação comercial, encontre respostas em seu blog.

    URL

    A URL do seu site, ou seja, o endereço virtual do mesmo, também deve ser otimizado, para que ele alcance uma boa posição nas páginas de pesquisa. É indicado, por exemplo, apostar em URLs, com a presença de uma boa palavra chave em sua confecção.

    Uso de um meta description

    Além do título principal do seu site, é importante a utilização de uma meta description, ferramenta no qual é possível incluir um pequeno resumo ou introdução do tema a ser tratado dentro de uma matéria.

    A partir disso, essa breve caixa de texto irá surgir nos serviços de busca junto do título de sua página.

    Como uma matéria com o título “Porque adotar um software de call center em meus negócios?”. A meta description no caso seria um breve resumo que surge logo a seguir. Muitas vezes podendo ser uma versão do que aparece no 1º parágrafo do texto.

    Ao prestar atenção a esses feitos, é possível garantir que o seu site conquiste melhores posições no rankeamento entre as páginas de respostas, para que o seu perfil na internet tenha uma melhor performance, facilitando o alcance de bons resultados ao seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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