Michael Campos

Aprenda o que é motion design e suas tendências

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    Existem muitas inovações quando falamos de criação de conteúdo, sendo que uma delas é o motion design. Dessa forma, conhecer as tendências dessa ferramenta é de extrema importância para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

    Pois bem, trata-se de uma ferramenta de design que está sendo bastante utilizada em várias produções de conteúdo, bem como que junta em único ponto fundamentos e processos de animações. 

    Ademais, é bastante utilizada para fazer publicidade, então é de suma importância que se acompanhe a todas as novidades do setor. Agora vamos dar todos os detalhamentos do que é motion design e quais são as suas tendências.

    O que é exatamente o motion design?

    Nada mais é que a união do design com vídeo, usa-se formas geográficas, linhas, ilustrações e tipografia, bem como se aplica conceitualmente ao movimento. 

    Ademais, o principal objetivo dessa ferramenta é apresentar uma mensagem de uma maneira mais dinâmica e bonita. Por trazer essa novidade da fusão entre o movimento e design, ela é bastante útil para ajudar na estratégia de conteúdo de marketing na internet e na publicidade. 

    Além disso, a ferramenta é usada para qualquer tipo de publicidade, alimentos, roupas e empresas de etiquetas adesivas

    Conheça algumas tendências do design 

    Tomando conhecimento do que é o motion design, é hora de falar das suas tendências. Tendo isso em vista, falaremos de cada uma resumidamente, e depois falaremos sobre estratégias de utilização do motion design. São elas:

    • Tipografia 3D;
    • Ilustrações animadas;
    • Efeitos metálicos;
    • Representação da natureza;
    • Uso de emojis;
    • Misturas do 3D com o 2D;
    • Linhas finas.

    Agora explicaremos cada um dos itens detalhadamente!

    Tipografia 3D

    A utilização da textura e padrões é uma estratégia recorrente e interessante para dar um destaque à tipografia. Esse tipo de processo é essencial para despertar o toque artístico, sem fazer a retirada das funções da escrita em design, isso se intensificou recentemente.

    Mas agora a tendência é a escrita em 3D, pois ela dá uma impressão de profundidade, fornecendo, até mesmo, um pouco de realismo. Vale ressaltar que isso vai funcionar como os tipos de movimentos e não estáticos.

    Então, se for fazer um vídeo sobre comunicação visual para empresas, por exemplo, a tipografia 3D vai depender da movimentação dos cenários e de outros detalhes bastante importantes.

    Ilustrações animadas

    As ilustrações em design são itens bastante utilizados, e isso já é uma tendência antiga e  que ainda acompanha todas as mudanças feitas nesse setor, sendo possível fazer isso digitalmente.

    Essa é uma tendência que acaba trazendo muitas possibilidades, como a flexibilidade. Ademais, ela pode ser usada em mídias, pôsteres, vídeos, post em redes sociais, entre outros momentos. 

    Entretanto, agora a tendência é fazer ilustrações personalizadas com personagens únicos, que vão fazer com que se crie uma simpatia com a marca.

    Então, se você estiver fazendo balão para loja, pode ser possível criar um personagem da própria loja, o que vai gerar uma simpatia do público. Além disso, ele será relacionado a sua marca, bem como será um item que vai ajudar a vender seu produto principal. 

    Efeitos Metálicos

    A utilização dos efeitos metálicos é mais específica em geral, afinal, é um estilo muito mais minimalista, bem como feito para design em produto. 

    Porém, existe a tendência de que ele seja mais usado em todo tipo de projeto, desde a publicidade de empresas de camisetas personalizadas, até produtos alimentícios ou roupas.

    A ideia é passar uma luxuosidade em cima desses efeitos, podendo ser usado com diversas texturas como chumbo, fosco, brilhante, entre outros. Ademais, são usados visuais pratas, chumbo e latão, mas o efeito que mais se destaca é o dourado.

    Representação da natureza

    Isso é uma tendência da última década, que vem se fortalecendo cada vez mais. Inclusive, não é raro você encontrar por aí uma paleta de cores que lembra a terra, por exemplo – os famosos tons terrosos.

    É justamente para se aproximar da natureza, para a representação de frutos, plantas, flores e outros. Nessa tendência ainda se usa luzes naturais, a utilização de tons de verde, linhas suaves e efeitos gradientes. 

    Ademais, esse efeito é muito detalhado e pode ser usado para assuntos de natureza. Por exemplo, uma empresa de cartão de visita pode apostar em uma campanha mais sustentável e buscar usar esses itens, principalmente para gerar aproximação.

    Uso de Emojis

    Se você navega pela internet, certamente sabe o que são emojis. Caso não saiba, eles são elementos que são usados em mensagens diretas – que ganharam ainda mais força com o uso de smartphones e as redes sociais em geral. 

    Eles possuem vários motivos para serem tão populares, mas o principal motivo é que eles são uma maneira bem fácil de demonstração de sentimentos, um estado ou emoção. 

    Sendo uma ferramenta que é importante para a comunicação em geral, acabaram se tornando moda em qualquer design. Inclusive, isso faz toda a diferença, são como etiquetas adesivas personalizadas, elas ajudam a identificar algo facilmente.

    Mistura do 2D e 3D 

    O modismo do 3D não fez o 2D perder espaço de maneira alguma, em especial nos trabalhos mais estáticos, por exemplo, as ilustrações.

    Dessa forma, é possível dizer que o que vem sendo feito ultimamente são efeitos de sobreposição, integração de objetos, entre outros, fazendo essa fusão de animações na publicidade.

    Linhas finas

    Essas linhas são de suma importância para o design em geral, afinal, são capazes até mesmo de determinar transições, dar destaque importante para algum detalhe que queira e dar um direcionamento.

    A tendência atual é usar para fazer figuras que aparentam ser feitas a mão e que podem interagir com outros elementos. As linhas finas são algo bastante versátil, que pode ajudar na mescla de elementos mais conservadores ou em tecnologias digitais diferentes.

    Instagram: uso estratégico de motion design

    O Instagram na atualidade é uma das maiores ferramentas de criação de conteúdo, assim, com o motion design não é diferente, pois é o primeiro lugar das redes sociais em nível de engajamento.

    Pois bem, vamos a algumas dicas que podem acabar sendo úteis para divulgar o seu motion design, em uma rede social que por si só é uma tendência.

    Queira engajamento e não seguidores

    Você já se pegou respondendo stories de enquetes de outras pessoas no Instagram que não tem relação com os seguidores e as pessoas que você segue?

    Quando você curte, responde, comenta fotos, entre outras ações, o algoritmo acaba entendendo que você gostou daquele conteúdo e seu feed passa a ter publicações mais parecidas com aquela.

    Então, faça desse algoritmo um grande aliado seu para ganhar mais usuários que interajam com você. Assim, quanto mais você interagir, mais você receberá destaques na rede social.

    Ademais, você pode falar de leis, esportes, comidas ou brindes personalizados para comprar, independentemente do seu assunto, você ganhará um bom destaque apenas engajando ou sendo engajado.

    Ajude outros criadores

    Quando você ajuda outros criadores de conteúdo, tecnicamente acaba também recebendo auxílio quando necessário. Recomende o trabalho de cada pessoa ao seu redor sempre que puder, essa atitude pode fazer você conseguir formar parcerias de longa data.

    Faça o compartilhamento em vídeos de Reels

    Um destaque do Instagram ultimamente é o Reels. É claro que o IGTV ganhou um destaque recentemente, mas os reels, que são vídeos de até 60 segundos, vêm ganhando cada dia mais importância.

    Em 60 segundos é possível que os designers em geral compartilhem dicas e muito mais, sendo um poderoso aliado na busca por engajamento.

    Faça a bio de seu Instagram jogar junto com você

    A bio do Instagram é um importante espaço que ajuda a induzir os usuários a entrarem em seu perfil e aos seus sites pessoais, portfólios, entre outros.

    Caso tenha um trabalho freelancer para a área de motion design, isso pode acabar chamando a atenção de clientes, então faça que esses 150 caracteres joguem ao seu favor e façam com que você ganhe mais clientes.

    Use as famosas hashtags

    É claro que não são todos os usuários que usam as hashtags para buscar alguns assuntos, mas muitos usam, por isso é que você deve sempre estar disposto a usar elas para atrair usuários que possam vir a ser potenciais engajadores.

    Então, se sua página estiver falando de impressão 3D, você deve colocar hashtags dentro do assunto como: #impressão, #gráfica, #3D, entre outros. Logo o funcionamento para motion design é o mesmo.

    Faça postagem com uma certa regularidade

    E a última dica para usar o motion design é a de fazer postagens com uma certa regularidade. Claro que você não precisa fazer um monte de postagem tudo de uma vez, mas se você não postar muito, o Instagram vai achar que seu perfil não possui relevância.

    Então, monte uma boa estratégia de postagem e faça atualizações regularmente.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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