Um minisite é um site de pequeno porte, mas grande em escopo e alcance. É benéfico para atrair clientes, pois eles são otimizados para atrair apenas os visitantes que estão genuinamente interessados em seu produto ou serviço.
Você pode usá-lo como uma ferramenta eficaz de geração de leads, ou seja, de potenciais clientes que tenderão a adquirir seus produtos.
Basicamente, um minisite é um site que existe para uma finalidade específica. O principal motivo pelo qual a maioria das pessoas começou a usar minisites é que eles são fáceis de configurar e manter.
Você pode ter seu minisite gratuito online em poucos minutos, desde que tenha uma conexão com a Internet. Assim, vender suas canetas de brindes personalizadas pode ser mais fácil.
Minisites economizam dinheiro no desenvolvimento de um site completo do zero. Com o seu novo minisite, você também pode modificar seu conteúdo por conta própria, sem pagar a ninguém.
Como funcionam os minisites em relação aos convencionais?
Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) têm sido, em geral, um grande passo à frente na evolução da web.
Eles permitem que os proprietários de sites mantenham seus próprios sites sem o atrito (de tempo e dinheiro) de ter que passar por uma equipe técnica para adicionar, editar e excluir conteúdo.
Isso alimentou o crescimento do marketing de conteúdo e aumentou o poder e o valor de um site bem elaborado.
Nesse contexto, surgiram os minisites com intuito de otimizar algumas funções como:
- Usabilidade;
- Flexibilidade;
- Maior atenção;
- Nome da marca (branding).
Confira agora as funcionalidades que tornaram o minisite muito interessante para uso e expansão dos seus negócios.
Resolução de problemas de usabilidade
Frequentemente, este é um problema menos técnico do que de usabilidade. Um minisite evita forçar os visitantes do site a mudar de marcha tão abruptamente.
Um CMS (Content Management System) bem implementado permitirá que você adicione novos modelos para acomodar seu novo conteúdo, mas esses modelos nem sempre combinam bem com o que já existe no site.
Então, você acaba forçando seu público a dar um salto, o que pode ser trágico. Um minisite pode calibrar as expectativas e eliminar esses problemas de usabilidade, contribuindo para os negócios de vendas de seu letreiro para fachada de prédio, por exemplo.
Melhoria da Flexibilidade
O outro lado dessa mesma moeda é a flexibilidade que uma lousa em branco oferece. Sua equipe pode pensar fora das restrições de design e navegação existentes em seu site convencional.
Os profissionais de marketing e designers gráficos podem colaborar para criar uma experiência totalmente diferente se isso atender aos objetivos do minisite e também ter domínio sobre o controle de acesso.
Adição de maior atenção
Você pode nem sempre querer causar esse tipo de impacto, mas quando o fizer, uma mudança completa de cenário ajudará a chamar a atenção adicional para sua mensagem e a diferenciá-la de sua mensagem normal.
Nesse caso, um minisite é semelhante a uma pessoa que fala: “Agora trazemos as notícias de última hora” para uma câmera antes de mudar para outra e entregar as notícias de última hora.
Ampliação da sua marca
Outro motivo para considerar um minisite é oferecer suporte à extensão da marca. Uma nova iniciativa pode estar um pouco fora do padrão de suas ofertas.
Você pode sentir que, embora esteja de olho em torná-lo parte de seu pacote principal de produtos ou serviços, por enquanto, sua marca geral e a nova extensão se beneficiariam com um pouco de espaço.
O minisite, especialmente se for projetado para ser diferente, mas claramente relacionado à sua marca principal, o ajudará a fazer isso, ou seja, ajudará a conectar seus clientes para comprar balões de aniversário, por exemplo.
De uma perspectiva prática, também pode fazer sentido construir um site autônomo se você souber que o site não é permanente e adicionar e excluir de sua presença principal é mais trabalhoso do que construir e excluir.
Benefícios do minisite para seu negócio
Agora que você sabe quais as funcionalidades, confira quais os principais benefícios que o minisite traz ao seu negócio.
1) Reduz a taxa de rejeição na página inicial
Os visitantes que vêm de um minisite têm maior probabilidade de realizar uma ação em comparação com outras páginas de destino. É porque o seu visitante já manifestou interesse no seu serviço navegando por todo o seu conteúdo.
Pode demorar, mas, eventualmente, você receberá um e-mail ou fará uma venda. Portanto, não desanime se não estiver recebendo feedback imediato sobre o seu minisite, veja isso como um investimento na fidelidade do cliente e nas vendas contínuas.
2) Cria uma vantagem sobre os concorrentes
No competitivo mercado digital de hoje, você deve inovar constantemente e desenvolver novas maneiras de direcionar o tráfego e aumentar os leads. Um site pode levar você tão longe, mas você precisa aproveitar as oportunidades para manter seu negócio crescendo.
Uma solução é usar minisites para alcançar novos públicos e, ao mesmo tempo, fornecer conteúdo extra para seus clientes existentes. Além disso, a comunicação visual para empresas é melhorada, contribuindo para a usabilidade.
Eles não apenas servem como um fluxo de receita adicional para menos esforço, mas também fornecem mais credibilidade como um especialista em sua área. Isso significa orçamentos maiores de clientes no futuro.
3) Constrói relacionamentos de forma rápida e eficaz
Um site cheio de informações sobre sua empresa e suas ofertas pode ser opressor para alguns usuários. As pessoas têm pouco tempo para pesquisar antes de precisar ou querer fazer uma compra.
Um minisite oferece muito mais espaço para otimização de palavras-chave do que a maioria das páginas iniciais, permitindo que você obtenha mais cliques nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e, potencialmente, aumente sua classificação com o tempo.
4) Chama a atenção dos motores de busca e aumenta as classificações
Alguns sites obtêm milhares e milhares de acessos por dia dos mecanismos de pesquisa e, embora esses sites nem sempre sejam de boa qualidade, não há dúvida de que eles são capazes de chamar a atenção.
Os minisites também são ótimos pois podem chamar a atenção à primeira vista. Imagine se alguém digitar “soluções em controle de acesso”, por exemplo, e você estiver em algum lugar da lista de resultados da página 1.
5) Atrai clientes para serviços ou produtos mais rapidamente
Com um minisite, você tem uma plataforma que pode ajudá-lo a gerar leads e realizar vendas. Você pode usar um minisite para oferecer informações gratuitas sobre serviços ou produtos ou apenas postar ofertas regulares.
Quaisquer que sejam as táticas que você usa, não há como negar que ter um minisite pode ajudar a melhorar suas conversões, ou seja, de transformação de acesso e ação seja ela a compra de suas etiquetas para produtos ou contato no chat, por exemplo.
6) Cria um fluxo de receita extra com menos esforço
Uma solução é usar minisites para alcançar novos públicos e, ao mesmo tempo, fornecer conteúdo extra para seus clientes existentes.
Eles não apenas servem como um fluxo de receita diferente para menos esforço, mas também fornecem mais credibilidade como um especialista em sua área. Isso significa orçamentos maiores de clientes no futuro.
7) Possui maior visibilidade
Os sites que têm mais páginas obtêm classificações mais altas em mecanismos de pesquisa. Significa que ter um espaço extra para falar sobre seus produtos ou serviços em um minisite dá a você ainda mais visibilidade.
Também torna mais fácil para as pessoas encontrarem, seguirem e entrarem em contato com você por meio de plataformas de mídia social se quiserem saber mais. Com mais visibilidade e facilidade de acesso, você poderá atrair novos clientes com facilidade.
8) Fácil de atualizar e manter
Um minisite ajuda você a posicionar seus produtos e serviços para que mais visitantes os vejam. Sem um minisite, os clientes em potencial não verão nada sobre sua empresa, exceto seu site principal.
Mesmo se eles visitarem o seu site principal, um minisite oferece informações específicas relevantes para o seu setor, em vez de informações gerais abrangentes o que favorece as chances de vendas de suas mochilas promocionais, por exemplo.
9) Ajuda você a entender melhor as necessidades e o comportamento dos clientes
Um minisite tem um propósito claro que se ajusta à sua estratégia geral de branding (reconhecimento da marca) e marketing. Portanto, você deve ser capaz de obter percepções acionáveis sobre os comportamentos e preferências dos clientes.
Assim que as pessoas encontrarem seu site principal, passarão algum tempo explorando suas páginas, então, naturalmente, se quiserem obter informações específicas ou comprar produtos com base no que encontraram, acabarão voltando ao seu site várias vezes.
10) Permite que você teste uma ideia rapidamente
Ao criar um minisite, você pode avaliar rapidamente se sua ideia tem potencial de sucesso ou não. Se sua página obtém muito tráfego e engajamento dos visitantes, significa que há interesse no que você está vendendo ou no marketing.
Ter um alto envolvimento do visitante também demonstra aos buscadores que as pessoas amam seu site, portanto, elas o classificam em uma posição mais elevada nos resultados de pesquisa para consultas relacionadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.