Para qualquer empresa que trabalhe com a internet, seja como um meio de trabalho, ou como ferramentas de otimização das suas atividades comerciais, é importante conhecer alguns conceitos específicos do meio, como o uso de data marketing.
Elementos de ligação disponibilizados dentro de algum conteúdo que irá facilitar com que o seu site ou rede sociais seja encontrada sempre que um usuário digite algum termo que se relacione com a comunicação utilizada pela sua empresa.
Um fator importante para diversas estratégias relacionadas ao marketing, que de maneiras distintas trabalham para que a sua empresa alcance os melhores resultados possíveis dentro do mercado competitivo no qual ela se encontra.
Entre as estratégias nas quais o uso de palavras-chave se destaca estão o marketing de conteúdo e um conceito mais recente, o data marketing, prática que inclusive se relacionam entre si, com ambas as funções podem ser analisadas por um software de facilities.
Mas para compreender essa relação, e entender melhor sobre como o data marketing pode ser essencial para diversos processos relacionados ao progresso da sua empresa, é importante antes conhecer a fundo no que consiste esse estudo de dados.
No que se constitui o Data Marketing?
Como já foi possível decifrar, o data marketing trabalha com a relação do mercado com os dados coletados, podendo ser referentes aos mais diferentes tópicos que apresentam algum tipo de importância ao seu negócio, relacionados a temas como:
- Público;
- Mercado;
- Concorrentes;
- Realidade do ambiente.
Um conjunto de fatores que produz uma série variada de informações dignas de atenção pelas empresas, de forma a identificar como ela se apresenta diante cada um desses elementos, e como isso pode afetar os seus resultados almejados.
A internet apenas facilitou esse processo, sendo possível estudar de maneira detalhada o comportamento do público, visto a maneira espontânea com que os usuários disponibilizam informações acerca de si, além da maneira com que eles interagem nas plataformas.
Algo que permite com que empresas de camisetas personalizadas consigam identificar pessoas que procuram por esse tipo de material nos sites de busca, podendo assim direcionar os seus anúncios especificamente para esse consumidor em potencial.
Com base nessa realidade, além do intuito de se identificar outras estratégias que possam otimizar as suas atividades comerciais, o mercado como um todo passou a adotar a internet como uma plataforma importante em seus negócios.
E a partir disso foi desenvolvido o chamado data driven marketing, ou seja, uma estratégia de marketing regida pelo estudo de dados, também sendo conhecido simplesmente como data marketing.
Outro conceito importante para se compreender a fundo tais estratégias é o Big Data, um tópico mais recente, que se relaciona com uma análise ampla, diante do grande volume de informações que hoje podem ser encontradas na internet.
Uma diversidade também disponível na forma com que esses dados coletados, podendo ser recolhidos através das interações da empresa com os seus clientes, mas também por meio de métodos terceiros, analisando dados disponíveis em:
- Reportagens;
- Trabalhos acadêmicos;
- Relatórios de pesquisas institucionais;
- Pesquisas do governo.
Elementos que podem ser importantes para um empreendedor que pretende abrir um negócio de impressão de folders SP, e precisa antes conhecer melhor um pouco sobre a região na qual pretende abrir o seu empreendimento.
E o estudo de dados não só se afirma como uma importante estratégia de marketing por si só, mas também auxilia outras técnicas, como no marketing de conteúdo. Voltado à produção de peças que atraiam a atenção do consumidor.
Tendo um largo número de dados disponíveis referentes ao seu público, é possível criar um conteúdo que melhor se adeque às necessidades e interesses dessa audiência específica, tendo como base o tipo de conteúdo consumido por esse público.
E isso é apenas uma simplificação de como o data marketing pode se relacionar e aprimorar o processo de criação de conteúdos. Tudo de forma a melhor se conectar com o seu público.
Benefícios do Data Marketing
Para os interessados em compreender a relação entre uma análise de dados e os seus benefícios voltados ao marketing de conteúdo, e como essas vantagens podem resultar em um sucesso econômico para o seu negócio, é importante examinar a fundo tais resultados.
E entre esses benefícios destacam-se alguns, tais como:
Conhecer melhor sua audiência
Para que uma instituição de ensino consiga direcionar os seus anúncios para um usuário e tenha sucesso em sua conversão, é essencial que ele conheça os seus interesses, esteja esse indivíduo atrás de um curso de aeromoça ou de técnico em conserto gerais.
E para identificar os interesses desses prováveis alunos, a internet se apresenta como a melhor plataforma possível, com esses mesmos usuários disponibilizando suas informações nesses locais, em sua maioria redes sociais, por meio de publicações e interações entre si.
Após estudar esses dados é possível criar um perfil que personifique os comportamentos e hábitos do seu público-alvo, algo conhecido como uma persona de marketing, um personagem que simboliza a descrição do que seria o seu consumidor.
Com base nisso é possível para uma empresa de brinde identificar não apenas qual é o seu público, como onde ele se encontra, encontrando os clientes certos, que se identifique com o perfil da sua empresa.
Identificar os canais de conteúdo corretos
Existe hoje uma variedade de canais na internet, com cada rede social trabalhando com uma finalidade diferente, existindo plataformas profissionais, de compra, de interação através de fotos, vídeos e textos. Cada uma com a sua especificidade.
E se o seu objetivo é encontrar o seu público, uma análise geral sobre o perfil do público, além da sua movimentação na internet, pode auxiliar uma empresa a encontrar o canal mais adequado para direcionar a sua comunicação.
E para que o seu conteúdo chegue de forma correta aos seus potenciais clientes, é essencial conhecer o tipo de plataforma ao quais esses usuários costumam frequentar. Algo não muito diferente de um cliente que visita uma loja física.
Monitorar melhor a sua concorrência
Para que uma empresa tenha sucesso em suas atividades não basta apenas estudar o seu público, é importante analisar também as relações por ele executadas, principalmente com os seus concorrentes, diretos ou indiretos.
Um estudo otimizado dos dados disponíveis permite que uma empresa identifique os pontos positivos e negativos dos seus competidores, usando tais informações para se adaptar ao mercado e se destacar como uma melhor opção para os seus potenciais clientes.
Às vezes identificando até possibilidades internas, como na distribuição de brindes para funcionarios final de ano, de forma a fortalecer os laços com seus colaboradores e por fim entregar o melhor resultado possível para os seus clientes.
Orientar o planejamento de conteúdo
Não é apenas o contato com o público que pode ser otimizado por meio do data marketing, mas também a forma com que essa comunicação é feita, identificando as melhores técnicas possíveis para criar um conteúdo especializado para o seu público.
Ou seja, se a sua audiência costuma consumir conteúdos em vídeos, talvez não seja uma boa estratégia entregar ao seu público uma longa matéria escrita, ou vice-versa, com um público profissional preferindo textos mais acadêmicos no lugar de vídeos descontraídos.
Uma análise de dados permite isso, sendo possível identificar o tipo de rede e conteúdo que mais atrai a atenção do seu público em potencial. Como pastas de informações sendo diferenciadas com a aplicação de etiquetas em folhas, porém em um aspecto digital.
Com base nesses benefícios citados é fácil entender o porquê do data marketing ser cada vez mais aplicado às estratégias de diferentes empresas, mas para quem ainda tiver dúvidas sobre o seu sucesso, também existem outras justificativas.
Por que adotar o data marketing em sua empresa?
Enquanto a análise de dados permite uma melhor execução de outras atividades comerciais de uma empresa, como na implementação das estratégias voltadas ao marketing de conteúdo, existem também outras facilidades como:
- Melhoria nas decisões de marketing;
- Desenvolver um diferencial competitivo;
- Otimizar a qualidade dos investimentos.
Um profundo estudo de dados pode fazer com que uma empresa, por exemplo, adote um novo sistema para controle de delivery, permitindo que a sua loja realize a entrega de pedido feito pelo site e pelo telefone, com um controle único para todas as suas atividades.
Essa conclusão pode ser feita em cima de uma exigência do público, que pode começar uma compra pelo telefone e busca uma maneira de continuar a acompanhar essa entrega por meio do aplicativo dessa loja ou até mesmo um restaurante.
Levando em conta também às estratégias adotadas pelos seus concorrentes, levando a melhores investimentos para o seu negócio, destacando a sua empresa no mercado tanto para os seus clientes como entre outras empresas presentes no mercado.
Tudo isso conquistado através de um estudo aprimorado sobre o seu público e o seu ambiente de trabalho, o que tem início com uma análise dos dados disponíveis referentes a cada um desses aspectos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.