Michael Campos

Aprenda o que é chatbot e quais são as melhores ferramentas para seu negócio

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    Os avanços da inteligência artificial (IA) e da automatização dos processos levaram à criação e aumento do uso de chatbot. Esse recurso diz respeito a robôs de conversas em chats, programados por comandos prévios para atendimento imediato.

    Tal recurso é uma inovação muito interessante trazida pela Inteligência Artificial, pois permite a substituição de um atendimento inicial ao cliente, reduzindo o tempo de espera. Assim, os níveis de satisfação aumentam, bem como a coleta de dados de modo objetivo. 

    Por exemplo: se você tem uma loja que vende malas personalizadas para empresas e deseja aumentar a procura por esses artigos, pode pensar em adotar o uso de IA na programação de robôs de chat.

    Esse recurso pode ser usado para interação nas diversas etapas da jornada de venda:

     

    • Atração;
    • Geração de Leads (potenciais clientes);
    • Relacionamento;
    • Venda;
    • Pós-Venda.

    Segundo pesquisas na área de Business Intelligence (Inteligência de negócios), aproximadamente 80% das empresas que possuem aplicativos e sites fazem uso dos chatbots.

    Neste artigo vamos abordar a importância desse recurso para seu negócio e quais as principais ferramentas disponíveis para aplicar em sua empresa.

    Quanto aos benefícios, o chatbot permite maior satisfação de clientes, otimização de atendimento, bom relacionamento com clientes, personalização de atendimento, automação de vendas e compartilhamento de informações.

    Maior satisfação dos clientes e disponibilidade

    Em decorrência das respostas prontas e do atendimento em segundos, os clientes se sentem mais satisfeitos e a experiência do usuário é melhorada. Isso porque o consumidor da era digital quer resolver questões no menor tempo possível.

    A disponibilidade para atendimento nem sempre é possível, e nesse sentido, o robô é essencial, permitindo, em poucos segundos, ajudar o cliente.

    Se você vende, por exemplo, placa de acm revestimento e tem um cliente buscando seu serviço, mas você não está disponível no momento para o chat. O robô prontamente responde o cliente, em qualquer horário do dia, e favorece a compra. 

    Atendimento mais prático e rápido

    A experiência do usuário se tornou melhor, após a adoção das conversas automáticas por meio dos robôs. Isso é resultado do fato de esse recurso promover respostas imediatas e com capacidade de personalização, adiando a necessidade de um atendente. 

    O atendimento ao cliente, de modo geral, obedece a determinados padrões de perguntas e respostas como dúvidas sobre o produto e suas características, mais informações sobre pagamentos, reclamações e sugestões. 

    Isso permite com que os chatbots sejam programados para as questões mais frequentes, de modo a emitir respostas condizentes com as perguntas. Em muitos casos, as respostas já sanam todas as questões do cliente, não sendo necessário contato com o atendente. 

    Se você presta serviço de locação de multifuncionais pode programar seu robô para disparar informações imediatas após o acesso sobre as vantagens de locar os equipamentos ao invés de comprá-los. 

    Melhoria no relacionamento estabelecido com o cliente

    Além dos pontos citados, este recurso de conversação é capaz de proferir conteúdos que sanem as dúvidas do cliente imediatamente, por meio da IA e busca no site ou internet sobre o tema em questão. 

    Sendo assim, é importante lembrar de manter a periodicidade dos conteúdos no site, a fim de que oriente a atuação do robô para o melhor atendimento possível. Isso contribui para a educação e conhecimento dos clientes, aumentando o engajamento. 

    Atendimento personalizado

    Os robôs, ao passo que atendem a pessoa, coletam informações sobre as características do público-alvo e buscam modular suas respostas de modo intuitivo por meio da inteligência artificial.

    Assim, tem-se, em poucos segundos, o fornecimento de um atendimento totalmente personalizado, conforme as necessidades do cliente, o perfil de comportamento, estilo de vida e outras características que podem ser úteis.

    Imagine que você possui uma empresa de envelopamento de veículos e o robô descobre que seu cliente gosta de carros com suspensão, e que o que possui fica exposto às ações do ambiente, sem cobertura.

    Com base nesses dados, o robô pode apresentar as vantagens do envelopamento no sentido de proteger o carro das ações do tempo e a indicar locais e pessoas que fazem a suspensão de veículos.

    Melhora na comunicação interna da equipe

    O robô de conversação melhora a comunicação como um todo, especialmente entre os funcionários e destes com os clientes. Contudo, os dados repassados à equipe tem acesso restrito, o que aumenta a segurança e obedece à Lei Geral de Proteção de Dados. 

    A pessoa que administra as funcionalidades do robô é quem tem controle de acesso digital dos demais envolvidos e pode permitir ou proibir que determinados funcionários vejam documentos de sigilo dos clientes, por exemplo.

    Otimizando informações do usuário

    Muitas vezes, os chatbots não precisam buscar novas informações sobre o cliente: podem buscar dados já coletados por outros aplicativos com a autorização dele. Assim, uma interação mais personalizada é gerada e se torna mais atrativa. 

    Todo esse processo, gera uma redução no tempo de atendimento e resolução de necessidades, uma vez que as informações já estão registradas, sendo resultado de uma menor curva de aprendizado do aparelho.

    Por exemplo, se você oferece soluções financeiras para empresas e o cliente baixou seu aplicativo, você pode obter informações a partir de redes sociais para usá-las em prol de um melhor atendimento.

    Automação de vendas

    Muitas vezes o cliente pode ter uma série de dúvidas a respeito de características de produtos e maiores informações. O robô pode atender prontamente essas questões e facilitar o processo de venda, tornando-o automático. 

    Assim, economiza-se tempo na jornada do cliente e aumenta as chances do cliente ter uma experiência ainda mais positiva, o que seria prejudicado se tivesse que aguardar o atendimento.

    Imagine que você tem uma empresa de etiquetas adesivas e deseja vender mais. O chatbot bem programado pode fazer isso para você, envolvendo o cliente e o levando a concluir a contratação pelo acompanhamento constante.

    Agora você vai conhecer quais as 10 principais ferramentas de chatbots que pode adotar para seus negócios.

    1. Zendesk

    Com interface de trabalho flexível, é uma ferramenta que fornece um processo de automação completo dos chatbots, permitindo a integração de diversos dados de várias plataformas e bancos de interesse. Exige um pouco de estudo para manutenção.

    2. MobileMonkey

    Esse tipo de ferramenta é mais intuitivo do que a anterior, permitindo criação de robôs para Facebook Messenger e Skype. Tem a opção de integração com diversos métodos de pagamento e guia o cliente durante sua jornada do consumidor.

    3. BLiP

    É uma ferramenta criada no Brasil e permite a criação de fluxos de conversa totalmente pautados em inteligência artificial avançada, conferindo respostas de teor intuitivo. Pode ser integrada às redes sociais Whatsapp e Facebook.

    4. SendPulse

    A SendPulse oferece ferramentas de marketing que melhoram todos os esforços de marketing da sua empresa, gerando mais leads e convertendo-os em clientes. Facebook, Whatsapp, Whatsapp e Instagram você pode criar sites e lojas online, gerenciar suas vendas e leads no CRM e usar vários canais de comunicação para interagir com seus clientes, incluindo e-mail, SMS, Web Push, Chatbots Viber Para Facebook, Telegram e Instagram.

    5. Otto

    Otto é o nome de um tipo de robô também de origem nacional. Contudo, seu foco é voltado para serviços de previdência privada. Auxilia aqueles que necessitam de consultoria e sanar dúvidas, após a reforma recente na previdência que aconteceu no Brasil.

    6. ManyChat

    Esse recurso está presente dentro do Facebook Messenger e apresenta uma variedade de funcionalidades:

    • Formulários;
    • Botões interativos como o saiba mais;
    • Landing pages (páginas de captação de potenciais clientes);
    • Campanhas de disparo (dentro do marketing).

    Funciona como um tipo de complemento do Facebook que automatiza processos necessários aos negócios dentro da plataforma.

    7. JivoChat

    O JivoChat é um recurso muito interessante de robô para atendimento. Oferece um atendimento semelhante aos demais, contudo, o grande diferencial é de que não necessita de pagamento para uso, democratizando o acesso à inteligência artificial.

    8. Botsify

    Essa ferramenta permite que o cliente integre de modo simples o robô a plataformas de redes sociais mais usadas. O grande diferencial consiste no fato de fornecer a ferramenta Analytics sempre atualizada, permitindo a melhor configuração.

    9. Chatfuel

    A empresa que fornece o robô de atendimento Chatfuel garante que até mesmo os mais inexperientes no ramo consigam criar uma personalização rápida. Existe possibilidade de integração com Messenger e Telegram, sendo a maioria das funções gratuitas.

    10. Zenvia

    Os chatbots disponibilizados pela Zenvia, além da integração com outras plataformas de redes sociais, permitem interação por meio de mensagens de voz, SMS e e-mails. Pode ser modelada conforme a necessidade da empresa, por meio de seu porte.

    11. BlueLab

    Do conjunto das criações brasileiras, está o BlueLab. Esse recurso permite criar conversas mais naturais possíveis, como se a máquina fosse um ser humano. Além disso, emite relatórios constantes que permitem a atualização do robô com frequência.

    Criando um chatbot no Facebook Messenger

    Para você que está iniciando no universo dos chatbots, separamos dicas simples de como criar e veicular seu primeiro robô dentro do Facebook Messenger. A atividade mais simples que pode executar, é a criação de uma mensagem de saudação ao primeiro contato.

    Para isso, acesse “configurações” > “mensagens” (na coluna esquerda) > “envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua página” > “alterar” > escreva sua mensagem > “salvar”.

    Por exemplo, se você vende estampa em camisa de algodão e quer veicular uma mensagem que agilize seu atendimento, pode pensar em algo como: “A empresa XX agradece seu contato, em breve iremos atendê-lo”.

    Comece hoje mesmo a programar o robô para o seu negócio. Seguindo essas dicas, verá os resultados em pouco tempo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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