A tecnologia e os avanços científicos no armazenamento de dados mantém o Cloud Computing no topo das tendências.
Esse conceito, que pode ser traduzido como Computação em Nuvem, é um serviço de computação baseado em rede que permite o acesso a dados, softwares ou ambientes compartilhados, em qualquer dispositivo, bastando o acesso à internet.
Essa solução para os grandes equipamentos que eram utilizados para estruturar os servidores de dados, é composta por um sistema que conecta uma série de servidores remotamente, funcionando como um só dispositivo amplo.
Dessa forma, o acesso, o processamento e a capacidade de memória não ficam restritos a um único dispositivo, bastando o acesso à sua conta pessoal ou empresarial, via conexão por internet, com total simplicidade, praticidade e segurança.
Solucionando uma série de limitações ao permitir o uso de recursos computacionais compartilhados pelas empresas de organização de eventos e as demais organizações, ou por pessoas físicas, como estudantes, os serviços cloud transformaram o cenário digital.
Confira a seguir um resumo da história dessa tecnologia, desde as primeiras propostas em 1950 até o contexto atual, assim como suas vantagens e tipos.
Entenda como tudo começou
A história dos serviços cloud começa nos Estados Unidos, em 1950, quando os computadores ainda eram gigantescos e extremamente caros, deixando o acesso apenas para grandes organizações.
Então, para suprir suas necessidades, as grandes organizações, principalmente do modelo B2B, como uma empresa de calibração, por exemplo, começaram a investir em mais máquinas.
Com um sistema centralizado em um computador mainframe, os usuários podiam acessar informações a partir de estações conectadas a ele, sem capacidade de processamento próprio, e esse foi o ponto de partida.
Em 1955, John McCarthy iniciou as teorias de compartilhamento de serviços, com ideias inovadoras, como disponibilizar o tempo das máquinas de uma corporação para empresas menores que não tinham recursos para investir em um mainframe próprio.
Na década de 60, JCR Licklider propôs a ideia de um sistema interconectado de computadores, e eis que surge a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), projetada por Bob Taylor e Larry Roberts.
Ela permitia compartilhar fontes digitais entre computadores em ambientes físicos distintos, e então, as bases da internet estavam criadas.
Entre 1970 e 1990, ocorreram diversos avanços tecnológicos consecutivos que permitiram a estruturação da rede como conhecemos, até mesmo em hospedagem de sites, entre outros serviços. Esse foi um período de avanços que atingiram os mais diversos setores da indústria, de produção e de mercado.
Facilitando a vida das pessoas e trazendo diversos benefícios para a sociedade até nos dias de hoje.
Por exemplo, com novas tecnologias para divisórias com isolamento acústico e térmico, para citarmos o setor da construção civil, sempre proeminente.
Os avanços após os anos 2000
O avanço foi rápido e a partir de 2010 já havia um significativo número de ofertas de tecnologia cloud, e gigantes da tecnologia lançavam seus servidores para o modelo em nuvem.
Em 2013 a demanda deu início à arquitetura de contêineres em nuvem, para gerenciar o uso de vários provedores, e hoje essa tecnologia já é utilizada por metade das empresas atuantes.
Em 2015 o backup em nuvem se mostrou uma solução frente às constantes ameaças de cibercriminosos, permitindo a recuperação de ataques e a continuidade dos negócios, assim como a tecnologia VPN, que agregou muita segurança aos serviços cloud.
Assim, quanto mais o tempo passa melhor serão os avanços.
Os serviços cloud nos dias atuais
Atualmente os serviços cloud estão presentes em nosso dia a dia, fazendo parte da nossa rotina, seja para trabalho ou lazer.
A tendência de 2021 entre as empresas são as nuvens híbridas, que trazem maior flexibilidade para as estratégias de TI, entre outros benefícios. Falaremos das tipologias adiante.
Vantagens e benefícios
Os serviços cloud estão presentes, até mesmo, nos novos eletrodomésticos e soluções, como em uma catraca para academia, e possibilitam diversas comodidades e facilidades para todos que usufruem destes serviços e produtos. Entre suas principais vantagens podemos frisar:
- Segurança;
- Backup e recuperação de dados;
- Confiabilidade;
- Mobilidade;
- Acesso fácil às informações;
- Economia;
- Escalabilidade: crescimento e armazenamento ilimitado;
- Agilidade;
- Inovação.
Possivelmente se perguntar para os mais jovens, não há uma concepção de um mundo sem essa tecnologia.
Conheça os tipos de serviços cloud
A tecnologia cloud conta com três tipologias: a pública, a privada e a híbrida, também conhecida como multicloud.
Na public cloud, os provedores de serviços, como o Google Cloud Platform, disponibilizam recursos e serviços para seus clientes de forma terceirizada.
Uma private cloud fornece recursos muito parecidos, mas o gerenciamento ocorre pela própria organização, ou por terceiros contratados para essa finalidade, de forma a mitigar problemas de segurança e garantir a infraestrutura necessária.
E a hybrid cloud é a combinação das anteriores, mas sem a necessidade de servidores diferentes, possibilitando o uso de infraestrutura personalizada e de vários serviços em uma única arquitetura heterogênea.
Conclusão
Ainda existem desafios, mas a cloud computing é uma solução vantajosa para as demandas atuais. Os avanços continuam e os próximos anos prometem mais implementações para expandir ainda mais sua aplicação e eficiência.
Então quanto mais uma empresa se empenhar e investir em tecnologia melhor será a sua posição perante o mercado e o consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.