Michael Campos

9 passos essenciais para ter o melhor site em WordPress

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Algumas estratégias te ajudam a ter o melhor site com o WordPress, o que é bom para o seu negócio e para o seu cliente, afinal, o WordPress é uma plataforma que agrada ao Google, então, ao optar por ela, você investe em uma maneira de estar entre os primeiros resultados de busca.

    Mas mesmo sendo tão bom e tão compatível com alguns algoritmos do buscador, antes de buscar a perfeição, é importante entender que é impossível criar o melhor site do mundo, em qualquer plataforma.

    Hoje em dia, temos acesso a muitas vertentes, preferências e opções, bem como plataformas por conta do dinamismo do espaço digital.

    Cada um se identifica com algum meio, visual ou de usabilidade, por isso, não temos como dizer que um é melhor do que o outro. Mas no caso do WordPress, é possível investir em melhorias para que o seu site seja bom o suficiente.

    Isso quer dizer que ele vai estar dentro dos padrões e parâmetros exigidos. Então, neste artigo, vamos mostrar a importância do WordPress atualmente e dar algumas dicas para otimizá-lo. Pois bem, se esse é o seu objetivo, leia até o final.

    Entenda mais sobre a importância do WordPress

    O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo, que te ajuda a gerenciar e a criar um site. Nos dias de hoje, ele é muito importante porque é grátis e possui código aberto.

    Em outras palavras, o código-fonte estará disponível para todos, então, pessoas do mundo inteiro podem estudá-lo, testá-lo ou modificá-lo.

    Também é uma plataforma amigável para iniciantes, com isso, uma empresa de segurança eletrônica pode fazer a instalação dele em minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos.

    Muitos provedores também oferecem instalação automática grátis, precisando apenas que o usuário preencha algumas informações.

    O WordPress foi originalmente desenvolvido como uma plataforma para blogs, mas ele cresceu muito nos últimos anos, o que permitiu criar diferentes tipos de site, como:

    • Sites educacionais;
    • Lojas virtuais;
    • Portfólios;
    • Sites de empresa.

    É muito fácil customizá-lo, visto que essa plataforma possui mais de mil plugins e mais de 11 mil temas. O plugin é uma extensão de código que ajuda a aumentar o poder e a funcionalidade do site. E não é necessário ter conhecimento para instalá-los.

    Os temas, por sua vez, vão personalizar a aparência do site, podendo o usuário usar aquele que preferir ou editá-lo, de acordo com seu estilo. Para as empresas e profissionais que desejam ranquear bem no Google, é necessário investir em boas práticas de SEO.

    Assim, quando o usuário fizer alguma pesquisa, por exemplo, sobre empresa de reforma e construção, vai encontrar nas primeiras posições as organizações que trabalharam bem o Search Engine Optimization.  

    Ademais, o WordPress enriquece suas estratégias de SEO e ajuda a ranquear suas páginas entre os primeiros resultados. Por fim, essa plataforma é mais segura, porque conta com plugins de segurança, com funcionalidades bastante avançadas.

    Agora que você já sabe o que é WordPress e porque ele é tão importante hoje em dia, precisa saber como otimizá-lo para garantir a melhor experiência ao seu cliente, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

    Dicas para ter um bom site em WordPress

    Apesar de essa plataforma ser mais completa ao ponto de colaborar com o SEO de uma empresa de tradução de sites, ou de qualquer outro ramo, existem algumas práticas que podem tornar o seu site ainda melhor. São elas:

    1.    Definir os objetivos e trabalhar boas estratégias

    É necessário definir algumas metas para criar um bom site, além disso, é necessário trabalhar os objetivos diariamente, sabendo bem onde quer chegar.

    Também é preciso saber como chegar, o caminho necessário, a estratégia que será aplicada e outras informações pertinentes a esse objetivo.

    Os sites do WordPress interagem bem com o Google Analytics, então, por meio dessa ferramenta é possível entender o comportamento e o rendimento deles.

    2.    Determinar como o site vai funcionar

    Os sites têm serventia, por isso, quando você determina o que ele vai fazer por você e pelo seu cliente, fica mais fácil fazer com que ele atenda aos objetivos do seu negócio e estabeleça uma comunicação adequada.

    As funcionalidades destacam os diferenciais do seu site, facilitam o acesso do cliente e garantem uma boa experiência para ele. E dentre os principais diferenciais, temos preenchimento automático e automação do SAC.

    Para que suas ideias funcionem e as novas funcionalidades sejam vantajosas, é interessante contar com uma boa equipe de desenvolvimento.

    3.    Ser inovador

    As ações devem ser divididas em curto, médio e longo prazo, isso quer dizer começar fazendo o que é necessário, o que é possível e logo poderá fazer algumas coisas que agora parecem impossíveis.

    Não é fácil ter um bom site, mas o mesmo foco que você teve para ir em busca de serviço de abertura de empresa para o seu negócio, vai te ajudar a fazer as melhorias e inovações necessárias.

    4.    Ser responsivo e atrativo

    Um site responsivo é aquele que se adéqua a qualquer tamanho de tela, tanto a de um celular quanto a de um computador de mesa. É importante que seu domínio WordPress seja responsivo porque ele poderá ser acessado por meio de qualquer tipo de dispositivo.

    O acesso à internet via smartphone e tablet cresceu muito nos últimos anos e a tendência é que ele continue crescendo. Se o seu site não funcionar bem em um celular e não se ajustar à tela dele, o usuário vai desistir de continuar o acesso.

    Sendo assim, na hora de escolher um tema WordPress, prefira aquele que pode se adequar a qualquer tamanho de tela. Além disso, veja se o tema é atraente e não meça esforços para que o site seja atrativo para o usuário.

    5.    Cuidar das imagens

    A imagem é um dos critérios básicos de interação com o público que vai acessar sua plataforma, por isso ela é tão importante para um blogspot.

    Outros elementos que também são importantes são palavras-chave, tags, títulos, H2, dentre outros que garantem uma boa navegação para o usuário.

    Então, mesmo que a imagem não seja o único elemento importante, uma empresa que faz pesquisa de clima organizacional deve cuidar bem desse elemento dentro do site, visto que ela também é importante para o SEO.

    6.    SEO

    Você precisa saber usar as estratégias de SEO, para que o site seja mais amigável e se adéque às exigências dos mecanismos de busca.

    É o SEO que une as palavras-chave do conteúdo para que a página apareça entre os primeiros resultados de pesquisa. O WordPress já conta com temas que atendem aos requisitos do Google, o que ajuda a economizar um bom tempo com essa estratégia.

    7.    Cuidar da velocidade

    Quando uma pessoa visita o site de uma escola de curso de capacitação online, quer que ele tenha um desempenho rápido.

    Quanto mais ágil for a sua página, mais tempo o visitante permanecerá nela. Portanto, evite o excesso de plugins e use widgets que deixam o site mais leve. Com isso, seu negócio consegue subir algumas posições no ranking de pesquisa.

    8.    Investir em segurança

    Ter um site seguro também é essencial para qualquer empresa ou pessoa, por isso, crie nomes de usuários e senhas diferentes. Evite colocar o próprio nome no login e use números, letras e símbolos.

    Estabeleça um número de tentativas de acesso para evitar que hackers possam tentar infinitas vezes invadir o seu site com diferentes combinações.

    Por exemplo, uma empresa de ônibus fretado que conta com redatores para seu conteúdo, deve limitar a quantidade de pessoas e exigir que eles criem senhas fortes.

    9.    Investir em conteúdo de qualidade

    Por falar em redator, é essencial que o seu site WordPress seja recheado de materiais ricos e relevantes, que informem o usuário e abordem temas de acordo com o interesse do seu público-alvo.

    De nada adianta ter o melhor design, as melhores funcionalidades, uma segurança de primeira, dentre outras melhorias, se o seu site não tem conteúdo de qualidade.

    Lembre-se de que nós estamos na era da informação, por isso, o consumidor moderno quer saber tudo a respeito de um produto ou serviço antes de comprá-lo.

    Basta ele pesquisar, por exemplo, sobre sistema controle de estoque para encontrar inúmeros sites que falam sobre esse assunto, e ele vai fechar negócio com a empresa que der a melhor resposta e ajudá-lo com bons materiais.

    Conclusão

    O WordPress é considerado uma das melhores plataformas para você criar e gerenciar o seu próprio site. E quanto mais você estuda sobre ele, mais é capaz de melhorar a experiência do usuário.

    E por meio de algumas práticas simples como as que mostramos aqui, seu site pode se tornar ainda melhor e conquistar um número maior de visitantes.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp