Michael Campos

5 dicas de marketing digital para pequenos negócios

Gizella Almeida
Gizella Almeida

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    As estratégias de marketing digital podem parecer algo somente para grandes empreendimentos, mas não é bem assim. Os pequenos negócios também podem usufruir de diversos benefícios dessa estratégia.

    O marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias que auxiliam as empresas a venderem seus produtos e serviços nos ambientes digitais. Seu principal objetivo é colocar a marca em evidência para o seu público-alvo.

    Para que isso ocorra, as empresas podem utilizar diversas ferramentas, tais como:

    • Blogs;
    • Sites;
    • Redes sociais;
    • E-mail marketing;
    • Motores de busca.

    Com a ajuda de um sistema de crm (Customer Relationship Management), é possível gerenciar as informações dos clientes para que a criação de conteúdos desses canais sejam eficazes e direcionadas para as pessoas certas.

    Para entender melhor como utilizar essas estratégias em pequenas empresas, confira as dicas a seguir.

    5 dicas de marketing digital para pequenos negócios

    Os pequenos negócios são aqueles formados por micro e pequenas empresas. Dentro do cenário econômico do país, esse tipo de companhia possui alta relevância, pois contribuem para a geração de renda e empregos, além de alto potencial de desenvolvimento.

    Atualmente, seja uma grande ou pequena empresa, para se destacar no mercado de negócios é preciso estar presente na internet de forma estratégica, por isso não basta apenas criar um perfil profissional nas redes sociais.

    Para as pequenas empresas que estão chegando agora no mundo digital, existem algumas estratégias de marketing digital que podem ajudar mais do que outras. Confira algumas delas a seguir:

    1. Anúncios nas redes sociais

    Os anúncios nas redes sociais permitem que a estratégia seja trabalhada com uma segmentação avançada, isso permite atingir um público específico com base em interesses, sexo, comportamento e localização, com a ajuda de um sistema CRM.

    As ferramentas disponíveis nas próprias mídias permitem realizar testes para melhorar a performance dos anúncios. Caso o seu negócio seja mais visual, pode ser vantajoso utilizar os anúncios no Instagram, pois será mais fácil se conectar com seu público. 

    1. Estratégias de SEO local

    O SEO local (Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca) são ações realizadas com o objetivo de alcançar um grupo específico de pessoas que vivem em um determinado espaço geográfico. 

    A partir desse estudo, é possível utilizar palavras-chave estratégicas para melhorar o posicionamento do seu site e atrair um público qualificado e segmentado, podendo utilizar sistemas de crm gratuitos para gerenciar todas essas informações.

    1. E-mail Marketing

    Geralmente, não será na primeira visita ao seu site que o usuário irá fechar negócio. Por isso, nesse momento, é importante capturar informações de contato para posteriormente realizar a nutrição desse lead.

    Para esse caso, o e-mail marketing continua sendo uma ótima ferramenta de conversão, pois além de ajudar a guiar o lead na sua jornada de compra, ainda te ajuda a entender quais são os melhores canais e conteúdos para continuar a falar com cliente em potencial.

    1. Parcerias com empresas e profissionais

    As parcerias, também conhecidas como co-marketing, permitem combinar recursos, estratégias e ações em conjunto com outras empresas e profissionais, o que possibilita que esses parceiros realizem ações que você não conseguiria sozinho.

    Diante disso, o setor comercial crm pode segmentar as empresas com relação ao seu nicho, a fim de compartilhar benefícios mútuos para ambas as partes. Procure parceria com influenciadores digitais e empresas não concorrentes, mas que sejam da mesma área. 

    1. Redes sociais

    Um erro comum de quem não está acostumado a utilizar as estratégias de marketing digital é fazer uso das redes sociais somente como meio para propagandas. Entretanto, para que essa estratégia funcione, também é preciso apostar no marketing de relacionamento.

    Poder interagir com o público é uma das maiores vantagens das redes sociais, isso porque após publicar algum conteúdo, é possível receber mensagens, comentários e curtidas dos seguidores, o que ajuda a saber a impressão do público sobre o seu conteúdo e marca.

    Benefícios do marketing digital para pequenas empresas

    O marketing digital oferece diversas oportunidades para que os pequenos negócios possam se conectar com o seu público-alvo e alcançar voos mais altos para continuar crescendo no seu segmento de atuação.

    Outras ferramentas, como um crm preço acessível, pode ajudar a organizar e gerenciar as informações necessárias para trabalhar com mais efetividade as estratégias de marketing digital, facilitando a distribuição de informações segmentadas.

    Portanto, embora esses métodos possam parecer ações realizadas apenas por grandes incorporações, existem aquelas que são ideais para os pequenos negócios, atuando diretamente em áreas vantajosas para fazer a companhia crescer.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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