Michael Campos

4 dicas de como o RH pode melhorar fluxos e processos dos colaboradores

Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Os trabalhos sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos de uma empresa demandam altos fluxos e processos que ajudam na parte administrativa relacionada aos funcionários. A formalização de equipes de trabalho, contratação de profissionais capacitados e treinamento contínuo tem alterado de forma significativa esse setor que sempre teve uma importância fundamental para toda e qualquer empresa.

    O setor de RH tem adotado práticas contundentes dentro do ambiente corporativo, traçando estratégias que empregam procedimentos de caráter inteligente e impecável na gestão empresarial. Para alcançar resultados satisfatórios, e que possam ser mensurados em períodos distintos e com qualidade, é preciso determinar os objetivos e metas a serem alcançados. 

    Com isso, as estratégias são colocadas em perspectiva moderna e em acordo com a política empresarial. Além disso, as questões empregatícias se tornam um ponto fundamental para as metas e objetivos traçados, dada a importância da formação de equipes de trabalho devidamente produtivas e eficientes.

    Questões antes burocráticas e rotinas enfadonhas estão se transformando em um aspecto mais abrangente. Deste modo, as tratativas operacionais trabalham com contextos mais complexos, envolvendo diferentes setores corporativos e promovendo um clima organizacional totalmente remodelado.

    Papel do RH no esquema de ambientação no trabalho

    Um novo funcionário pode precisar de, no mínimo, 3 meses para que possa se adaptar de maneira considerável a partir de um novo cargo ocupado. Esse período pode variar conforme os trabalhos propostos, a capacitação técnica profissional do novo empregado, e até mesmo a situação em que, por exemplo, a empresa de alarmes residenciais em Fortaleza se encontra. 

    As mudanças recorrentes no meio corporativo e de serviços tem exigido cada vez mais de profissionais, e por isso o acompanhamento do RH se torna tão precioso. Isso se refere tanto à empresa quanto ao trabalhador.  A ambientação de um novo funcionário ao ambiente de trabalho pode ser acompanhada de acordo com a produtividade, a compreensão da função e o desenvolvimento dentro da própria cultura organizacional. 

    A esquematização do organograma, sendo horizontal ou vertical, precisa ser explicitado, para que possa atender a uma gestão que mantém líderes responsáveis por equipes.  Quando se trata de formatos mais modernos, é preciso especificar as relações de trabalho com cada pessoa envolvida, para não haver conflito, e isso deve ser mediado pelo próprio setor de Recursos Humanos.

    Sucesso empresarial demanda gestão eficiente

    Por parte dos funcionários contratados, é importante acompanhar a dinâmica sobre os outros trabalhadores. Se for uma pessoa contratada para liderar, a disposição em se apresentar sempre que necessário é um destaque que precisa ser levado em consideração.

    Caso seja uma pessoa responsável por tarefas técnicas e específicas, que precisa de um acompanhamento técnico de gestão, as atitudes se mostram ao longo do tempo de experiência, que pode alcançar até 3 meses. Após esse período, qualquer que seja a finalidade empresarial, o sucesso da empresa está relacionado à gestão praticada em diferentes níveis, e de forma consequente, por parte do setor de Relações Humanas. 

    Essa preocupação se estende a todos os ambientes de trabalho, inclusive a questões externas que envolvem:

    • Clientes;
    • Fornecedores;
    • Investidores;
    • Parcerias comerciais.

    A modernização trata as alterações propostas para o setor de Recursos Humanos para uma nova denominação, sendo Gente e Gestão mais próximo do que ocorre nos ambientes corporativos atuais. 

    Tudo isso exatamente por essa expansão proposta além dos limites do próprio ambiente de trabalho, alcançando outros espaços que estão relacionados à imagem empresarial 

    Benefícios aparentes estimulam aplicação de dicas

    Quando uma empresa apresenta, desde o princípio, a missão, os valores e os objetivos, é possível traçar um planejamento estratégico que direciona todos os funcionários, e isso deve ser estimulado continuamente por meio do setor de RH modernizado.

    Uma construtora ou incorporadora imobiliária que trabalha em um projeto de condomínio e precisa da instalação terceirizada de um portão de alumínio duas folhas precisa estar alinhada com o fornecedor desse material desde o princípio. 

    Sendo assim, as metas e objetivos devem ser apresentados também para terceiros, para que os trabalhos tragam benefícios para todos os envolvidos. Isso posto, é possível que todos os trabalhadores trabalhem de maneira satisfatória, refletindo até mesmo a produtividade no dia a dia.

    Outro benefício que pode ser previsível, desde que trabalhado de maneira adequada, está na melhoria na satisfação dos clientes, tanto os diretos quanto os indiretos. A construção de um galpão para a instalação de uma fabricante de mochila escolar demanda que o gerenciamento dos recursos empresariais seja programado e utilizado dentro do planejamento adotado desde o princípio.

    Isso pode ser alcançado conforme as atitudes dos trabalhadores seja proativa, com uma gestão de liderança aplicada de forma eficiente e produtiva. Dessa forma, vale reforçar que a presença de um departamento de Recursos Humanos estratégico permite a contratação de colaboradores com o perfil que se encaixa na política da empresa. 

    Além disso, aplica ações que estimulam o crescimento pessoal e profissional para um desenvolvimento pleno dentro da função em que cada funcionário ocupa.

    Dicas para uma gestão de RH segura e eficiente

    A instalação de um setor de RH que tenha a modernização como estímulo de crescimento empresarial, visando a participação dos colaboradores, ocorre a partir de ferramentas que podem ser disponibilizadas ao longo do tempo.  Porém, algumas regras podem ser seguidas, mesmo que sejam apresentadas como dicas.

    1. Planejamento de negócios é essencial

    Se uma empresa presta serviço de assistência aquecedor harman para condomínios residenciais e empresariais, ambos precisam manter um elo recorrente, para que as tarefas sejam realizadas a contento. 

    O planejamento de negócios comercial visa atender o máximo possível de clientes, entretanto, com qualidade e eficiência que se necessita. O crescimento empresarial pode ser planejado ao longo do tempo, podendo expandir os negócios conforme o próprio crescimento de condomínios, por exemplo, atendendo outros bairros e regiões em uma metrópole, por exemplo.

    Tudo isso vai demandar a participação do setor de RH, para que os recursos de mão de obra sejam aplicados de maneira plena, na contratação de profissionais técnicos e capacitados.

    1. Identificação com o mercado a ser atendido 

    A partir do momento que uma clínica de emergência veterinária 24 horas se coloca à disposição dos clientes para atender animais de estimação, precisa contar com uma equipe especializada em todos os turnos. 

    Dessa forma, a equipe de RH é responsável pela contratação de veterinários que trabalham em período noturno e diurno, além de outros trabalhadores tão importantes para o funcionamento do estabelecimento comercial. Isso implica na contratação de especialistas em aplicação de vacina cachorro preço cobrado conforme o material utilizado, ou mesmo de acordo com a especialização médica ou profissional estabelecido desde o princípio.

    1. Reconheça as limitações de atendimento

    Muitas vezes, um planejamento de negócios pode sofrer uma pausa, ou mesmo uma limitação que pode ser estratégica, apontada pelo setor de RH. 

    A imposição de uma auditoria empresarial pode apontar as mudanças necessárias para alcançar a excelência no serviço prestado. A disposição de novas tecnologias pode depender do cabeamento de rede SP implementado na região em que a empresa atua, ampliando de forma significativa até mesmo o tratamento de comunicação interna entre os setores de trabalho.

    Esse direcionamento apresentado pela auditoria pode apresentar novas oportunidades de negócios, inclusive na renovação de contrato com profissionais internos, como método de retenção de talento.

    1. Ampliação de quadro de funcionários visa expansão

    O setor de RH faz o recrutamento e contratação de funcionários de acordo com os cargos a serem preenchidos. O investimento em employer branding, ou marca do empregador, é uma forma de garantir que o funcionário esteja em uma mesma sintonia que a empresa e a cultura organizacional.

    A integração e o treinamento permite que a identificação com a marca seja significativa. A disposição de uma bolsa ecobag personalizada pode ser simbólica, mas permite a integração junto a uma equipe de trabalho e que cada um tem uma importância em todo o esquema.

    Conclusão

    A modernização do setor de Recursos Humanos passa pela evolução da tecnologia, sendo esta empregada nos mais diversos ambientes de trabalho, e aqui não seria diferente.

    A aplicação de programas desenvolvidos de maneira personalizada para cada empresa amplia a forma como a empresa se comunica com os colaboradores. Os ajustes às alterações observadas nos ambientes de trabalho também são instalados a partir de uma centralização dedicada ao setor de Recursos Humanos. 

    Com isso, tanto o trabalho presencial quanto o home office, ou mesmo o serviço remoto, conta com equipamentos modernos e plataformas digitais que ficam disponíveis aos colaboradores. As dicas apresentadas servem para que possam ser ajustadas em conformidade com a realidade de cada empresa, assim como os trabalhos são desenvolvidos por cada colaborador.

    Todos os processos recorrentes e a comunicação mais acertada para cada situação deve ter uma continuidade e, quando possível, desenvolvimento de tecnologias e melhorias que possam render bons frutos para a empresa como um todo. Dessa forma, é possível se destacar mediante o mercado ao qual atende e, ainda melhor, se tornar uma referência para a concorrência.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade